Bolsa Família: Mesmo após boato desmentido, populares ainda lotam agência da CEF

19 Maio 2013 - 13:20


No Sertão, beneficiários acordaram cedo e vão até a agencia para garantir o saque do benefício.

Foto: Gutemberg Lima / Alagoas na Net

Foto: Gutemberg Lima / Alagoas na Net

Moradores da cidade de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, acordaram cedo na manhã deste domingo (19) e fizeram fila em frente à agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Avenida Arsênio Moreira.

O motivo: sacar o ‘último’ mês do benefício do Bolsa Família, programa do Governo Federal.

Motivados a partir de um boato de que tal benefício estava para terminar, os sertanejos não foram os únicos a lotarem uma agência da CEF. Em pelo menos três estados (Alagoas, Paraíba e Maranhão), houve registro de tumulto e correria para sacar o dinheiro do benefício.

O boato

Iniciado ainda no final da tarde de sábado (18), a informação falsa de que a presidente Dilma teria anunciado o fim do Bolsa Família mobilizou pessoas de diversas cidades.

Através de nota oficial divulgada ainda no sábado, o Governo Federal desmentiu os boatos.

“O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do programa”, diz a nota.

No Sertão

Foto: Gutemberg Lima / Alagoas na Net

Foto: Gutemberg Lima / Alagoas na Net

No município de Santana do Ipanema a notícia também se espalhou rapidamente e logo levou os beneficiários a buscarem a única agencia da CEF na cidade.

O movimento começou ainda na noite de sábado, registrando um grande número de pessoas se dirigindo até a unidade bancária, para confirmar a informação. Contudo, mesmo após a confirmação de que se tratava de um boato, muitas pessoas decidiram não arriscar e novamente se aglomeraram na manhã deste domingo (19) em frente a agência.

O movimento acabou chamando a atenção da Polícia Militar, que enviou duas viaturas até o local, para que não houvesse tumulto e confusão por parte dos presentes.

Devido às ocorrências, a gerência geral da agência de Santana do Ipanema, emitiu um comunicado que foi colocado na porta da unidade, onde suspendeu o funcionamento do auto-atendimento, devido a um erro operacional e suas possíveis consequências.

Em outras cidades

Agencia da Caixa, dentro do shopping em Maceió (Foto: Jonathan Lins / G1)

Agência da Caixa, dentro do shopping em Maceió (Foto: Jonathan Lins / G1)

Em Maceió e Arapiraca, no estado de Alagoas, houve tumulto e confusão em diversas lotéricas. “Fui apenas avisada que precisava fazer o saque hoje porque a presidente Dilma Rousseff suspendeu o benefício e que todo mundo só teria até hoje para fazer o último saque”, disse a dona de casa Luciene Alves, 39, que saiu de casa às pressas com um bebê de colo após receber a informação de vizinhos de que teria até a meia noite deste sábado para sacar o benefício do governo federal.

No Maranhão, pelo menos nove máquinas de autoatendimento em agências da Caixa Econômica Federal (CEF) foram depredadas por conta de boatos de que o programa Bolsa Família seria finalizado.

Em João Pessoa, beneficiários se dirigiram a agências bancárias após o boato, e a Polícia Militar teve de ser acionada. “O Centro Integrado de Operações Policiais recebeu a informação de que todas as agências bancárias estavam sendo literalmente invadidas por beneficiários do Bolsa Família. Então, foram mobilizados policiais do 1º, 5º e 7º batalhões”, disse o tenente-coronel Almeida Martins, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar.

Da Redação com G1

Notícias Relacionadas:

Comentários