Ao longo de toda a história, o ser humano reconheceu que a água encontra-se no centro de todos os processos ligados a vida. Os grandes sistemas religiosos consagraram a água um lugar especial, sempre relacionado aquilo que pode existir de mais puro e profundo no espirito humano. O componente básico dos seres vivos e água. Para muitos seres vivos – como os peixes, algas e demais organismos aquáticos- além de formar o corpo, a água constitui o seu meio ambiente.
Porém, cada a tipo de sociedade desenvolveu, ao longo da história, suas próprias formas de distribuir e utilizar a água. A nossa forma de viver em sociedade, voltada para a produção e para o consumo de inúmeros produtos, criou a necessidade de utilizarmos enormes quantidades de água. Isso tem contribuído, como em nenhum outro momento da história, para a destruição das fontes de água potável e para a poluição dos rios, lagos e lençóis de água subterrâneos.
Para preservar as fontes de água potável é preciso cuidar da natureza. A água interliga os diversos fenômenos da natureza que ocorrem em nosso planeta Terra. E como se fosse o sangue do planeta Terra. O uso inadequado da água, relacionado a nossa forma de viver em sociedade, produz destruições e desequilíbrios na natureza, colocando em risco a vida de todos os seres vivos.
Veja o texto completo no Blog do Erickson Soares