Aconteceu no prédio da Câmara de Vereadores Tácio Chagas Duarte, a apresentação à sociedade da organização Instituto Ação de Promoção à Cidadania e Desenvolvimento, pelo seu presidente Rogivaldo Chagas. Ontem à noite, pessoas convidadas e interessadas estiveram participando da primeira de uma série de palestras planejadas pelo referido Instituto.
Durante mais de uma hora o escritor Clerisvaldo B. Chagas falou à plateia sobre o tema: “Santana do Ipanema; a gênese” correspondente às partes históricas e geográficas sobre o município. Foram abordados assuntos como os primórdios, as sesmarias, os primeiros habitantes do território e a fundação do futuro município.
Deixando o miolo da história com seus inúmeros aspectos, o palestrante passou a falar sobre os diversos blocos físicos e populacionais (seis, segundo o autor) que deram origem a cidade de Santana do Ipanema com todos os seus desdobramentos. Foram classificados por Clerisvaldo como blocos físicos populacionais que deram origem ao todo, as poções: Maniçoba/Bebedouro, Centro/Monumento, Camoxinga, Domingos Acácio, Floresta/Alto dos Negros e Eduardo Rita.
Veja a crônica completa no Blog do Clerisvaldo B. Chagas