Dona Hermínia não teve sorte na vida. Os filhos nasceram com problemas mentais, a exemplo de Agissé e Poni. Morava ao lado da igrejinha de São Sebastião, no comércio de Santana do Ipanema. Poni costumava frequentar a farmácia do senhor conhecido como Moreninho, contígua à casa de Dona Hermínia.
O saudoso contabilista José Fontes, criado pelo dono da farmácia ─ mais perto das ações de Poni ─ contava. Certa feita surpreendera o maluco sozinho, espiando o mundo. Escondeu-se na esquina e falou com voz cavernosa: “Poni, Poni, você tá sem cueca, Poni!”. O querido irmão de Agissé, olhando em todas as direções e não vendo ninguém, desafiou a quem o insultara, falando alto e aleatoriamente: “Sem cueca tá você, alma sem vergonha”.
Deputados e senadores faziam bastante pressão em cima da presidente, para que fosse apurado o caso Petrobrás. Alguns acusados das falcatruas, apanhados pelas investigações, resolveram optar pela delação premiada. Isso faz amenizar os rigores das condenações. Quem opta pela delação premiada, não pode mentir, pois, as investigações procuram encontrar a veracidade das informações. Caso não a encontre, o delator perde os benefícios a que teria direito. Diante da perspectiva de longo período na cadeia, quem vai mentir?
Veja a crônica completa no Blog do Clerisvaldo B. Chagas