Começa hoje (28) a quarta edição da Black Friday, marcada por descontos e promoções em lojas online. Para quem não conhece, a Black Friday surgiu nos Estados Unidos como um dia de liquidações e acontece um dia após a Ação de Graças, feriado americano comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro.
No Brasil, o evento ganhou uma versão online que acontece desde 2010. No ano seguinte, o país também passou a receber a Cyber Monday, dia de descontos em eletrônicos que ocorre na segunda-feira seguinte à sexta-feira da Black Friday.
Em 2013, o faturamento do evento no Brasil foi de R$ 770 milhões em um só dia. Para 2014, a expectativa é que a Black Friday movimente R$ 1,2 bilhão, segundo previsão da E-bit. Trata-se de um aumento de 56% em relação ao ano passado.
Vale lembrar, no entanto, que muitas vezes os e-commerces criam promoções fraudulentas ou com descontos que não valem a pena em relação ao preço anterior. Por outro lado, se em 2012 o maior evento de compras virtuais do país levantou uma enxurrada de reclamações, no ano seguinte os casos de enganação diminuíram e, em 2014, a expectativa é que a Black Friday chame mais atenção pelos descontos do que pelos problemas.
De acordo com Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos (um dos grandes agregadores da Black Friday), o brasileiro “pode confiar na Black Friday”. Isso porque o executivo acredita que o consumidor amadureceu em relação a edições anteriores e aprendeu a aproveitar o evento. “O consumidor tem o poder na mão, ele pode acompanhar os preços e as lojas perderam o poder de fazer maquiagem”, disse ao Olhar Digital.
Para aproveitar o evento com segurança e sem cair ciladas, preparamos um especial com tudo que você precisa saber sobre a Black Friday. Confira abaixo nos links:
Por Olhar Digital