O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) abre neste mês as inscrições gratuitas do curso gratuito “Design de Projetos de Governo Digital”, em português, com foco no Brasil.
As atividades terão início em 15 de setembro e abordarão conhecimentos essenciais para a digitalização de serviços públicos, além de preparar interessados no tema para contribuir neste processo de transformação.
Hoje, mais do que nunca, os governos precisam se transformar para aproveitar as vantagens que a digitalização traz: mais eficiência e produtividade, processo mais efetivo de tomada de decisão e mais transparência.
Curso com exemplos reais
O curso ‘Design de Projetos de Governo Digital’ inclui exemplos reais de processos de transformação digital implementados por estados brasileiros e por instituições públicas em diferentes países do mundo. O objetivo é que os alunos aprendam e apliquem princípios básicos e boas práticas e analisem quais são as condições para iniciar um projeto em suas organizações.
O curso é dividido em quatro módulos, nos quais serão apresentados os elementos mais importantes para lançar um projeto de transformação digital em instituições públicas: a identificação do problema, o desenvolvimento de uma estratégia e a construção de um quadro de monitoramento e avaliação.
Com isso, os participantes terão o conhecimento necessário para desenvolver iniciativas mais robustas e com bons resultados.
O curso pode ser feito gratuitamente a qualquer momento após a inscrição, devendo ser concluído em até 10 semanas depois de iniciado. A dedicação prevista deverá ser de 1 a 2 horas por semana, em média.
Uma versão paga permite que o aluno conclua o curso até fevereiro de 2023, além de incluir um certificado verificado e uma credencial digital para redes sociais. A taxa é US$29. O BID disponibilizará 80 bolsas para esta modalidade. Para concorrer a uma das bolsas, basta se inscrever e realizar as primeiras atividades do curso até 21 de setembro de 2022.
BID prioriza a digitalização
Como parte das prioridades de sua Visão 2025, o BID apoia digitalização e aprimoramento da governança nas instituições públicas como veículo para um crescimento econômico sustentável.
Nos últimos anos, o BID tem apoiado tanto o governo federal quanto governos estaduais e municipais na elaboração e implementação de estratégias digitais para melhorar o atendimento a cidadãos e empresas, transformando a gestão de seus processos e melhorando a intercâmbio de informações dentro e entre as instituições.
No Brasil, mais de 130 milhões de pessoas já se registraram no portal de governo digital do Governo Federal (Gov.Br), e uma pesquisa do BID publicada em 2021 indicou que 86% dos brasileiros estão se adaptando ou se adaptaram facilmente ao uso de tecnologias digitais.
Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.