Na madrugada desta sexta-feira (30), a equipe do GATI coordenada pelo capitão Gilson, da Polícia Militar de Pernambuco, recebeu informações de que vários assaltantes de bancos do Estado de Alagoas estavam se deslocando para Pernambuco na intenção de arrombar caixas eletrônicos, se utilizando de explosivos, possivelmente nas cidades de Bom Conselho, Saloá ou Iati.
O efetivo do GATI passou a efetuar rondas nas proximidades das cidades, quando na cidade de Iati/PE se deparou com três veículos e vários homens fortemente armados, os quais receberam os policiais com disparos de metralhadora, porém, ninguém se feriu.
Logo, dois veículos utilizados pelos criminosos foram abandonados no Povoado de Santa Rosa e apreendidos pela polícia. A equipe do GATI com apoio de outras equipes policiais e do NIA/PM (Núcleo de Inteligência do Agreste) e policiais do TIGRE da Polícia Civil de Alagoas saíram em busca dos assaltantes, sendo quatro elementos presos pelos policias do TIGRE no estado de Alagoas e entregues à polícia de Pernambuco.
Durante o período da manhã foram acionadas as equipes da ROCAM, CIOSAC e viaturas das cidades de Saloá, Águas Belas e Bom Conselho, na intenção de capturarem o restante da quadrilha.
Durante as rondas o efetivo da ROCAM e policiais do GATI avistaram um veículo que empreendeu fuga ao avistar o policiamento. Na perseguição houve uma intensa troca de tiros e algumas viaturas foram baixadas, tendo os bandidos, conseguido empreender fuga.
O efetivo da CIOSAC ao efetuar suas diligencias com apoio de outros policiais avistaram um veículo Fox, de cor branca, em uma estrada de acesso ao Povoado de Santa Rosa/PE, e ao se aproximarem do veículo foram recebidos à bala, onde ocorreu o revide por parte dos policiais.
Na troca de tiros dois bandidos foram mortos, João Souza Paz, de 33 anos, natural de Taquarana, em Alagoas, e Gilberto Barbosa da Rocha, de 41 anos, que segundo informações da Polícia Civil, possivelmente é do estado de Sergipe. Com os bandidos foram apreendidos dois revolver de calibres 38 e 12 munições, sendo 09 deflagradas.
Durante a tarde, os policias receberam mais uma informação, de que quatro elementos armados estavam matendo terror no Povoado de Santa Rosa. Várias equipes da PM foram ao local, e houve mais troca de tiros com o bando. Segundo o capitão Gilson, mais dois bandidos saíram baleados, mas não foram capturados e nem um policial saiu ferido.
Na operação acabaram presos José Ferreira Sobrinho, “Zé”, de 37 anos, residente na Rua José Mário da Silva, Pôr do Sol, Arapiraca/AL. De acordo com informação d o delegado da PC Alex Almeida, “Zé” foi quem possivelmente passou todas as informações para a quadrilha, por ele já ter morado por muito tempo em Iati e recentemente estava residindo em Arapiraca. Jailton Nobre Serafim, o“Biu” de 36 anos, vigilante, residente na Rua Senhor do Bonfim, Piau, povoado de Piranhas/AL e Maxsuel dos Santos Alves, 28 anos, vulgo “Suel” também é conhecido como “Gordinho, residente na Rua São João Aureliano, Bom Sucesso, Arapiraca.
Foram apreendidos com os elementos, algumas bananas de dinamites com detonadores; Um Fox branco, de placa: NMJ-9952/São Miguel dos Campos/AL, que segundo a polícia era clonado; um Pálio preto, de placa, IAI-0286, Aracajú-/SE; um Cross Fox preto, de placa MVC-0113, Palmeira dos Indios;AL; um botijão de gás com maçarico; um pé-de-cabra; uma lanterna e um alicate.
Os elementos, juntamente com o material apreendido, foram apresentados ao delegado Alex Almeida da DEPOL de Iati/PE
Os corpos dos bandidos assassinados foram recolhidos por uma equipe do IML de Caruaru.
Da Redação com Agreste Violento.
Mais Fotos: