Bancos e empresas de telefonia lideram lista de reclamações no Procon em Alagoas

09 jul 2015 - 19:00


Maioria das queixas é referente a práticas abusivas, cobranças indevidas e atraso na entrega de produtos.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) realizou um levantamento das dez empresas mais acionadas durante o primeiro semestre de 2015. As firmas que lideram o topo da lista prestam serviços bancários e de telefonia, é o que aponta o Sistema de Informação Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec).

De janeiro a junho, o órgão recebeu 17.734 reclamações de consumidores insatisfeitos. Ocupando a primeira posição do ranking das empresas mais acionadas, a Claro S.A. aparece com 690 reclamações. Logo em seguida, Caixa Econômica Federal apresenta 652 ocorrências. Na terceira colocação, TNL PCS S/A contabiliza 525 reclamações.

Segundo o coordenador da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, Leônidas Dias, a maioria das reclamações nas empresas é referente a práticas abusivas, vendas casadas, cobranças indevidas. “As lojas de varejo também se destacam no ranking, principalmente por atraso da entrega da mercadoria, ou vício de produto”, complementa.

Confira o ranking das dez empresas mais reclamadas no Procon:

EMPRESATOTAL%
CLARO S.A6903,89
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL6523,68
TNL PCS S/A5252,96
TELEMAR NORTE LESTE S/A5222,94
TIM NORDESTE S/A5152,90
BANCO ITAU BBA S.A4572,58
SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA4402,48
VIA VAREJO S/A4012,26
BANCO BRADESCO AS3912,20
NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO3712,09

Por Débora Freire / Agência Alagoas

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