AUXÍLIO INCLUSÃO, conheça o novo benefício do INSS
25 setembro 2021
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a pagar o benefício do Auxílio Inclusão a partir do mês de Outubro deste ano.
Como o próprio nome diz, o benefício visa incluir/auxiliar idosos e pessoas com deficiência que reingressem no mercado de trabalho. Assim, o auxílio foi regularizado em 2021, com a aprovação da Lei 14.176/2021.
Dessa forma, para ter direito ao benefício os idosos e deficientes deverão preencher os seguintes requisitos:
• Estar recebendo o Benefício Assistencial de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e passar a exercer atividade remunerada;
• Se assalariado, possuir renda máxima de até 2 (dois) salários mínimos;
• Inscrição atualizada no CadÚnico;
• Inscrição regular no CPF;
• Que a renda familiar ainda se enquadre no critério exigido para acesso ao BPC (hoje, de 1/4 do salário mínimo per capita);
Assim, de acordo com a nova lei, o valor do auxílio-inclusão será de 50% do valor do BPC/LOAS, ou seja, de meio salário mínimo.
Para solicitar o benefício é preciso fazer o requerimento diretamente pelo INSS. Para mais informações, procure orientação de um advogado de sua confiança.