“Foi um momento de mostrar para essa nova geração, um pouco de como funciona nossas instituições”, contou a professora e idealizadora.
Um grupo de estudantes da rede pública de Santana do Ipanema teve a oportunidade de sair da sala de aula e ter uma experiência diferente nesta sexta-feira (11). A partir da iniciativa de uma educadora, os alunos iniciaram conhecendo como funciona o processo democrático eleitoral e acabaram indo até o local de trabalho dos seus próprios representantes públicos.
Quem conta essa história é a professora Maria Selma Bispo Alves que na manhã de hoje esteve com toda a turma do 7º ano da Escola Estadual Areias Brancas nas instalações do Poder Legislativo Municipal, bem como no gabinete do prefeito Mário Silva. “Foi um momento de mostrar para essa nova geração, um pouco de como funciona nossas instituições”, contou Selma.
A professora relatou à nossa reportagem que essa visita aos poderes é praticamente o ponto final de um grande trabalho que já vem durando vários dias dentro da instituição no Povoado. “Antes mesmo dessas visitas apresentamos para eles como é que funciona uma eleição e para vivenciar na prática, eles botaram a mão na massa e fizeram um pleito dentro da escola”, disse.
O engajamento em torno da proposta foi um dos pontos de destaque para a própria educadora, que mostrou contentamento em contar que a causa foi mais que abraçada pelos discentes. “Eles levaram o negócio a sério. Fizeram campanha, comícios e tudo o que uma eleição pode ter. Foi eleita uma prefeita e vereadores, e o mais interessante é que toda a escola parou para prestigiar o acontecimento”.

Vereador mostrou um pouco de como funciona a Câmara; alunos observaram atentamente (Foto: Divulgação / Professora)
Políticos são referência
A presença de jovens nas sessões do Poder Legislativo de Santana do Ipanema não é uma coisa tão comum de se ver nos últimos tempos. Entretanto, apesar de não estarem fisicamente nas sessões, eles estão atentos aos movimentos dos políticos. Assim foi a percepção do vereador e ex-presidente da Casa Tácio Chagas Duarte, José Vaz (PSDC).
Vaz conta que foi uma surpresa ver como os alunos se interessavam pelo assunto e como eles têm os políticos locais como uma referência. “A professora nos contou que eles apresentavam os trabalhos, praticamente imitando o que eles ouviam no rádio. Alguns faziam um pronunciamento de um jeito, lembrando um vereador, outro eram mais fervorosos baseado naquele que gostava”, relata o edil.
Quem também não escondeu a alegria e surpresa em proporcionar aos alunos essa experiência foi a coordenadora pedagógica responsável pela escola, Flaviana Cordeiro. Ao lado da professora ela acompanhou os estudantes e afirmou à nossa reportagem que não teve nada melhor que ver eles participando de um momento de cidadania no município.
Por Lucas Malta / Da Redação