Encontro será realizado na sede do Ministério Público Federal, em Maceió, a partir das 13h30. Inscrições para participação já foram encerradas.
Nesta sexta-feira (26), o Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas promove uma audiência pública para tratar sobre a Vila dos Pescadores, localizada no bairro de Jaraguá (Maceió). No ano passado, dezenas de famílias deixaram o lugar com destino para o Conjunto Residencial Vila dos Pescadores, este localizado próximo à Praia do Sobral, no Trapiche da Barra.
No entanto, alguns moradores – representados pela Associação dos Moradores e Amigos do Bairro do Jaraguá (Amajar) – não aceitaram a mudança. Foi criado o impasse. A prefeitura de Maceió alega o fim do prazo para a implantação de um projeto, com recursos do governo federal, que reurbanize a área, que seria voltada exclusivamente ao trabalho dos pescadores e não mais à moradia.
Existe ainda o interesse dos que já se mudaram para o conjunto residencial – integrantes do Instituto Habitacional Vila dos Pescadores – e querem a saída dos remanescentes em Jaraguá para conclusão do projeto, pactuado entre Prefeitura e governo federal.
Na audiência pública desta sexta, que será coordenada pela procuradora da República Roberta Lima Barbosa Bomfim, já estão confirmadas as presenças das presidentes da Amajar, Maria Enaura Alves do Nascimento, e do Instituto Vila dos Pescadores, Maria José dos Santos Martins; bem como do procurador-geral do Município, Ricardo Wanderley, e do secretário de Habitação de Maceió, Mac Lira Paes.
De acordo com edital publicado, haverá manifestação dos representantes da Amajar, do Instituto Vila dos Pescadores, da Prefeitura de Maceió, da Secretaria do Patrimônio da União, da Defensoria Pública Federal e do analista pericial em antropologia do MPF, Ivan Farias. Participarão ainda, oralmente, cidadãos que se inscreveram previamente, observado o limite máximo de cinco minutos para a intervenção.
A audiência pública será realizada, a partir das 13h30, no auditório da sede da Procuradoria da República em Alagoas (PR/AL), na Avenida Juca Sampaio, 1800 – Barro Duro. Mais informações: (82) 2121-1428/ 5907.