Associação luta pela preservação do Rio Ipanema, no Sertão de Alagoas

06 fev 2014 - 14:29


Associação luta pela preservação do Rio Ipanema, no Sertão de Alagoas Na região urbana, margens do rio são tomadas pela poluição. Guardiões do Rio Ipanema buscam conscientizar a população.

Rio

Foto: Alagoas na Net/Arquivo

Um grupo de moradores de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, criou uma associação para proteger o rio com mais de duzentos quilômetros de extensão que dá nome à cidade. Poucas áreas estão preservadas e, em vários pontos é possível ver a poluição.

Na cidade, o Rio Ipanema é maltratado pelo lixo jogado nas margens e pelos esgotos despejados em seu leito. O nível de poluição chega a mudar a cor da água. Mas apenas a três quilômetros da zona urbana, a paisagem muda. As águas do rio correm serenas, protegidas pelo verde da mata nativa que rodeia o leito do Ipanema.

O local se manteve assim ao longo dos anos por causa da atitude de um produtor rural que mora próximo ao rio. Renaldo Soares herdou do pai o desejo de manter o lugar preservado.

Ele ganhou o apoio de mais pessoas. A associação Guardiões do Rio Ipanema (Agripa), é formada por profissionais liberais, escritores, músicos, empresários e produtores rurais.

“Temos como objetivo conscientizar a população, principalmente da zona urbana, em relação ao rio. Queremos tirar o Ipanema do estado em que ele se encontra”, explicou o presidente da associação, Sérgio Campos, ao destacar que a maioria dos santanenses acha que o rio está morto. “Nós desafiamos essa poluição e encontramos esse paraíso”, falou.

G1 AL

Veja o vídeo produzido e transmitido pela TV Gazeta, nesta quinta-feira, no programa Bom Dia Alagoas 

Notícias Relacionadas:

Comentários