Evento acontece em 11 cidades alagoanas entre os dias 17 deste mês e 28 de setembro.
A Associação dos Violeiros e Trovadores de Alagoas (Avta), com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), iniciou no último sábado (17) a II Caravana Cultural de Cantadores e Repentistas de Alagoas. O projeto, executado a primeira vez em 2012, passará por 11 cidades do interior alagoano e pela capital Maceió.
Neste sábado, a caravana passou pela cidade de Boca da Mata, dando início aos trabalhos. A mostra da arte da cantoria de viola e do repente acontece geralmente em praça pública e nas escolas da rede pública de ensino dos municípios.
O objetivo é despertar na comunidade e nos jovens de escolas da rede pública a importância de valorizar a cultura popular dessa arte tradicional nordestina que é o repente.
“Vamos mostrar em cada cidade a maior expressão popular ao som da viola nordestina, por meio dos maiores talentos da cantoria da viola, dos cantadores de embolada, dos declamadores, da literatura de cordel e os melhores repentistas do Estado”, explica Seu Elias Procópio de Lima, Mestre Violeiro aclamado como Patrimônio Vivo da Cultura de Alagoas e presidente da Avta.
Próximo encontro
No próximo sábado (24) será a vez da cidade de Santana do Ipanema, receber o evento. Ainda no mês de agosto, no dia 31, os repentistas estarão na terra da jogadora Marta, Dois Riachos.
Em setembro, os violeiros iniciam suas apresentações, a partir do dia 6, em União dos Palmares, 7 em São José da Laje, dia 13 Joaquim Gomes, 14 Flexeiras, 20 Rio Largo, 21 Matriz do Camaragibe e 27 em Pilar. As apresentações acontecerão pelo dia nas escolas públicas e a noite sempre a partir das 20h.
O encerramento da II Caravana Cultural de Cantadores e Repentistas de Alagoas acontecerá no dia 28 de setembro, em Maceió. O evento também conta com o apoio do Sebrae/AL, do Grupo Coringa e do Armazém Paraíba. Mais informações pelo número 9941-4075.
Da Redação com Secult