Associação dos Municípios de Alagoas diz querer preparar prefeitos e sua equipe para gestão

20 ago 2015 - 08:00


Gestores preparados é a proposta da AMA (Foto: Ilustração)

Gestores preparados é a proposta da AMA (Foto: Ilustração)

Promover capacitação e estabelecer programas integrados de modernização administrativa aos municípios, faz parte do estatuto da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Apesar de sempre oferecer cursos e capacitações, agora a entidade montou junto ao Sebrae uma agenda conjunta para atender as demandas das prefeituras alagoanas.

Segundo o gerente de Apoio Institucional da AMA, Pedro Ferro, a Associação entende que uma das formas de contribuir com os municípios é promovendo a capacitação dos servidores. “Nós acreditamos que o prefeito por mais competente que ele seja não administra sozinho, é preciso um corpo técnico qualificado e preparado para dar andamento aos trabalhos”, afirmou.

Na agenda, já aconteceram os cursos de captação de recurso, de elaboração de projetos e gestão de tributos, todos superaram expectativas de inscrições. Para os próximos meses estão previstos cursos sobre a gestão de convênios e uma oficina sobre o sistema de monitoramento do MEC. Jefferson Harlem, Gerente Municipal de Convênio e Agente de Desenvolvimento de Jundiá, garantiu que os cursos já estão trazendo resultados positivos para a cidade.

“Quando a gente vê o resultado alocado no serviço prestado, vemos a satisfação da comunidade e um trabalho que se executa com qualidade, além da segurança do gestor que vê seus profissionais qualificados”, explicou Jefferson. Wagner Fernando, gestor de tributos de Jequiá da Praia, também elogiou a iniciativa da AMA. “Estou participando dos cursos e pretendo fazer os outros. A AMA é uma parceira e vem trazendo conhecimento para os municípios”, afirmou.

Parceiro da AMA na agenda de cursos para as prefeituras, o Sebrae está preocupado em montar estratégias para que os municípios criem alternativas de novas fontes de renda, como o estímulo ao pequeno negócio. “O Sebrae cada vez mais tem interiorizado suas ações e o município tem sido um grande parceiro em busca do apoio a pequena empresa. Eu entendo a AMA como a principal interlocutora desse processo de levar aos municípios essa pauta importante dos pequenos negócios.” garantiu Isabel Vasconcelos, gerente de políticas públicas do Sebrae.

Pedro Ferro ressaltou que a Caixa Econômica também tem sido um grande parceiro e se preocupado em consultar a agenda da AMA antes de oferecer um curso. O presidente da AMA, o prefeito Marcelo Beltrão, lembrou que a capacitação é uma das funções da entidade e se faz mais importante ainda na atual crise econômica. “No momento da crise precisamos encontrar soluções viáveis para não depender totalmente do Fundo de Participação dos Municípios e para isso as equipes técnicas das prefeituras precisam ser capacitadas”, afirmou Beltrão.

Da Assessoria AMA

Notícias Relacionadas:

Comentários