Há exatos 60 anos, no dia 13 de maio de 1963, nascia o clube esportivo mais antigo (que ainda está em atividade) de Santana do Ipanema. Estamos falando da Associação Atlética Ipiranga (AAI). O clube surgiu da iniciativa de Luís Soares Filho, mas conhecido por Luís Fumeiro.
Os primeiros times se dedicaram a modalidade de futebol de campo, espaço onde se destacaram figuras como Denaci, Tina, Nego Paulo, Tião, Mario Beleza, Bibi, Paulinho de Filemon, Toninho de Biongo, Erasmo, Manoel do Bode, Lila, Homero, Audálio, estes de uma geração mais próxima à sua fundação.
Há ainda nomes mais recentes, que integraram os times nas décadas seguintes, como Neto, Euzebio, Roberto Carlos, Daniel, Fernando França, Junior China, Pelé, Cabo Eugénio, Altamir, Adelson, entre tantos outros.
Apesar do destaque nos gramados, o Ipiranga também marcou presença nas quadras de futebol de salão. Uma foto obtida pelo site Alagoas na Net, através da família do ex-jogador Sebastiao Oliveira Queiroz, o Tião, nos mostra o registro de uma equipe no dia 17 de outubro de 1966.
Foi a partir do acervo fotográfico que também vemos outro momento, desta vez de quando o time do Ipiranga foi Campeão da Taça Rotary, datada em 07 de novembro de 1976. A foto citada ilustra o começo da matéria.
Um outro momento bastante peculiar, capturado pelas lentes do passado, foi um abraço do jogador Tião, com os então jogadores do Ipanema, Lata d`Água [a esquerda] e Zé Luiz [direta]. Vale lembrar que esses dois times arrebatavam paixões e ódios.
Nossa reportagem também recorreu a memória de um antigo torcedor do chamado Carcará do Sertão. O proprietário do Bar Comercial, Mário Pacifico contou um pouco de quando acompanhava o clube.
“Nós do Monumento, em sua grande parte, torcemos pelo Ipiranga. Só existiam dois times: o Ipiranga e o Ipanema. Eu, com 10 anos de idade já lembro de ir ver os jogos dele no domingo, além de acompanhar os treinos, que aconteciam nas quintas-feiras”, recordou o comerciante.
Mário conta também que a antiga sede do clube santanense era situada na chamada “Sede dos Artistas”, em frente ao Tênis Clube Santanense. Ao lado de Mário esteve também seu amigo de infância, o funcionário público Sergio Campos.
Além de torcedor, Campos chegou a ser presidente da Associação, em 1987. No ano de 2017 o sertanejo fez uma postagem em suas redes sociais reforçando seu apreço pelo clube, mas também sua insatisfação com o abandono dada por antigas gestões do Ipiranga.
“Ai estão dois momentos distintos: a equipe de futebol de campo, durante uma partida na cidade de São José da Tapera. E a equipe de futebol de salão, durante o torneio da Festa da Juventude, no Ginásio de Esporte Cônego Luiz Cirilo Silva, em Santana do Ipanema”, descreveu Sérgio.
Após esses relatos, veja abaixo mais algumas fotos cedidas pelos familiares do ex-jogador Tião:
Atualmente
Voltando aos tempos atuais, o Ipiranga é hoje presidido pelo educador físico Manoel Santos, o popular Mané. Ele relata que atualmente o clube tem um time no futebol de campo, do qual ganhou recentemente a Supercopa Fut7, além de duas equipes de futsal, masculina e feminina.
Há também perspectivas de novos títulos, já que os garotos do futebol de campo se classificaram para disputar o Campeonato Alagoano Sub15. O Ipiranga também está disputando os campeonatos municipais, no campo e no salão.
Vale lembrar que o time aniversariante acabou de ganhar um novo manto. Em homenagem aos seus 60 anos, a loja Arena R12 produziu o novo terno do Alvinegro do Sertão. A reportagem que já antecipava o o assunto foi feita pelo site, em dezembro passado. RELEMBRE.
Ver essa foto no Instagram