Após quatro meses sem avanços nas pautas culturais em Maceió, artistas e grupos ligados a diversos segmentos da cultura voltam a protestar contra a Prefeitura na próxima terça-feira (11). A partir das 9h, o ato organizado pelo Fórum Cultural de Maceió (FMC) cobra o compromisso do prefeito João Henrique Caldas com políticas públicas culturais e o cumprimento de acordos feitos em março deste ano.
O movimento reúne vinte fóruns e grupos culturais de Maceió e será iniciado às 8h, em frente à sede da Prefeitura Municipal. Ao longo do dia, haverá debates sobre a situação da cultura maceioense e apresentações artísticas, com música, teatro, dança, cinema, afro e muito mais.
Entre as principais reivindicações do FMC estão o pagamento de cachês atrasados, incluindo os valores dos projetos selecionados pela Lei Paulo Gustavo (LPG), e a criação do Conselho Municipal de Cultura, com a reedição do decreto nº 9.760/2024, publicado com cláusulas antidemocráticas e autoritárias.
No primeiro ato cultural, realizado no dia 26 de fevereiro, o grupo exigiu uma reunião com o prefeito João Henrique Caldas, que se comprometeu pessoalmente a manter diálogo e atender as demandas do movimento. “Ele não apenas descumpriu a própria promessa, como atacou frontalmente o movimento cultural de Maceió ao trocar o antigo secretário de Cultura Cléber Costa pelo filho Paulo Quirino, ambos desaprovados pelos diversos segmentos culturais aqui presentes”, explica Antonio Oiticica, um dos integrantes do FMC.
O novo protesto dá segmento a uma ação organizada iniciada no dia 21 de fevereiro, quando os grupos ocuparam o prédio da Fundação Municipal de Cultura (FMAC) e da Secretaria Municipal de Cultura (Semce). No dia 26 de fevereiro, o movimento realizou um ato cultural em frente à Prefeitura e entregou uma carta-manifesto ao prefeito com as reivindicações.
No dia 24 de maio, o FMC divulgou uma nota de repúdio contra as ações recentes da Prefeitura, exigindo, entre outros pontos, a reestruturação da Secretaria Municipal de Cultura (Semce), com novo secretário e técnicos especializados no setor cultural.
VAMOS PRO ATO
Dia: 11 de junho (terça-feira)
Horário: 9 horas
Local: em frente a Prefeitura de Maceió – Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá