Consultório de enfermagem? Que novidade é essa
4 junho 2019

Essa modalidade de atendimento, já prevista e autorizada em legislações anteriores, foi regulamentada pela Resolução Cofen 568/2018, no dia 9 de fevereiro de 2018. (Foto: Bokskapet / Pixabay)
Em nossa cultura estamos acostumados a ver o enfermeiro trabalhando em postos de saúde ou em hospitais, fazendo atendimento básicos ou de urgência.
Diante dessa cultura o consultório de enfermagem pode trazer uma confusão de como vai funcionar, mas explicando essa “novidade” os consultórios de enfermagem vêm crescendo em todo o país devido à grande necessidade da população de atendimento à saúde.
Hoje encontramos hospitais superlotados e isso acaba gerando demora no atendimento, as unidades de saúde são poucos profissionais para muitas pessoas precisando de atendimento.
Então ter um consultório de enfermagem na sua cidade se torna uma alternativa para ter os cuidados com a sua saúde. O enfermeiro é um profissional de nível superior, tem sua formação em 5 anos de estudo e ainda tem um conselho que fiscaliza e regulamenta as suas atividades enquanto profissional.
No consultório de enfermagem o enfermeiro pode fazer curativos, aplicação de medicações com receita médica, verificação de pressão arterial, glicemia, retirada de pontos, pré-natal e consulta no domicílio.
Todos esses serviços são realizados de forma regulamentada e legal, proporcionando ao paciente que procura a segurança de estar sendo atendido por um profissional qualificado.