“Foi uma experiência incrível. Estou muito feliz por ter trazido o prêmio para Alagoas e torço para que esse projeto incentive ainda mais pessoas sobre as práticas do consumo consciente”. Essas foram as palavras da estudante Emily Vitória, de 13 anos, que não conseguiu esconder a emoção durante o encerramento das atividades da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), organizado pela Equatorial Alagoas, nesta quinta-feira (15), no Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste, em Arapiraca.
A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com coordenação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica e parceria da Equatorial Alagoas e demais concessionárias de energia do país, que tem como objetivo premiar a propagação de boas práticas no uso da energia elétrica e sustentabilidade.
Em sua 2ª edição, o evento teve a participação surpreendente de mais de 189 mil estudantes brasileiros do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas em 24 estados e no Distrito Federal. Em Alagoas tiveram 4.424 alunos inscritos na competição e 345 medalhas conquistadas, sendo 127 de ouro, 108 de prata e 110 de bronze.
Só no município de Arapiraca, 28 alunos foram premiados pelo desempenho no decorrer dos desafios formados por perguntas, quizzes e games sobre consumo consciente de energia. Somente no Colégio da Polícia Militar foram onze medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze.
“Participar da ONEE foi uma experiência emocionante. Aceitei o desafio e fiquei muito feliz com o resultado”, contou o aluno João Henrique Paulino, do 8º ano, que foi medalhista de ouro.
A diretora pedagógica do Colégio da Polícia Militar, Tatiana Lessa, parabenizou os alunos e professores pelo excelente resultado. “Para nós é motivo de orgulho ver nossos alunos representarem Alagoas de maneira tão grandiosa. Essa iniciativa da ONEE junto com a Equatorial trouxe muito mais que medalhas para esses jovens, ela proporcionou conhecimento e uma experiência valiosa sobre o uso racional da energia elétrica”, mencionou.
A gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, Luciana Carmo, ressaltou a importância de estimular a responsabilidade socioambiental dentro das escolas. “Incentivar esse tipo de prática dentro das escolas é pensar em um futuro mais sustentável. Isso mostra que a empresa não se limita ao papel de distribuir energia elétrica, nós estamos indo bem além e isso é gratificante”, finalizou.