Ao todo são 1.094 aprovados que assumirão em maio através de atos validados pela PGE; após nomeação, concursados terão 30 dias para se apresentar.
O processo para a nomeação dos 1.094 aprovados no número de vagas está em andamento encontra-se no Gabinete Civil. Todos os atos estão sendo validados pela Procuradoria Geral do Estado. A partir do dia 5 de maio serão iniciadas as convocações por meio de publicação no Diário Oficial do Estado.Após esse ato, os convocados terão um prazo de 30 dias para se apresentar e ser empossado.
No concurso público da Educação, cujas provas foram realizadas em 12 de janeiro de 2014, foram ofertadas 1.745 vagas (1.730 para professor e 15 para secretário escolar). Foram aprovados um total de 2.808 candidatos. Inicialmente o Estado vai convocar 1.094 classificados que atendem a quantidade de vagas ofertadas por disciplinas.
Em cinco disciplinas (História, Geografia, Português, Educação Física e Didática), o número de aprovados ultrapassou o número de vagas ofertadas. Isso significa que os aprovados que não forem convocados nessa etapa ficarão na reserva técnica, podendo ser chamados até o prazo da vigência do concurso, conforme surgir a carência, dentro de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.
No entanto, nas demais disciplinas – especialmente na área de exatas – o número de aprovados não foi suficiente para preencher a quantidade de vagas ofertadas. Neste caso, para evitar que os alunos fiquem aulas destas disciplinas, a Secretaria de Estado da Educação vai contratar monitores.
“Não poderíamos deixar essas disciplinas sem professor porque isso prejudicaria o ano letivo. Por outro lado, em virtude do período eleitoral, não poderemos realizar um novo concurso, por isso realizamos uma nova seleção de monitores já que a última seleção vai vencer em novembro”, explicou a secretária Josicleide Moura.
De acordo com os critérios expostos no edital do concurso, foram consideradas aprovadas as pessoas que:
a) obtiveram nota igual ou superior a 8,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos Básicos (P1);
b) obtiveram nota igual ou superior a 6,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Complementares (P2);
c) obtiveram nota igual ou superior a 15,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P3);
d) obtiveram igual ou superior a 36,00 pontos no conjunto de todas as provas objetivas.
Da Assessoria SEE