App da Anatel usa qualidade da internet para classificar operadoras

15 out 2014 - 11:00


‘Serviço Móvel’ mostra qualidade do serviço das teles em todo o Brasil. App também mostra a localização das antenas de celular das empresas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a mostrar a qualidade do sinal de celular oferecido pelas operadoras de telecomunicações nas cidades brasileiras em um aplicativo para aparelhos móveis.

Disponibilizado no domingo (12), o app “Serviço Móvel” já está disponível para smartphones que rodam Android (Veja aqui). A agência disponibilizará a versão para iOS nesta terça-feira (14), durante a feira de tecnologia Futurecom.

“A Anatel trata indicadores de qualidade das estações (antenas) e os consolida, comparando-os a patamares de referência a serem cumpridos pelas prestadoras”, explica a agência.

Com base na porcentagem de acessos bem sucedidos às redes de dados e de voz e no índice de quedas, o aplicativo estabelece um ranking entre as operadoras.

O app também mostra a quantidade de estações de rádio-base (ERB, as antenas) que cada operadora possui, e ainda distribui a rede de cada empresa em um mapa. As antenas são ainda discriminadas conforme a tecnologia de conexão (2G, 3G e 4G).

O “Serviço Móvel” usa os dados de qualidade do serviço para construir gráficos que confrontam o desempenho das operadoras ao longo dos meses. A planilha compara ainda a oferta do sinal das empresas com a média oferecida pelo setor.

Velocidade da internet

Por meio do aplicativo, a Anatel dissemina medições levantadas pela agência usadas para mensurar a qualidade do serviço das operadoras. Outras empresas já tornaram públicas suas ferramentas levantamentos da velocidade de internet das operadoras. É o caso do Netflix e do YouTube.

O lançamento ocorre pouco menos de um mês antes de a Anatel elevar a velocidade mínima de internet que as operadoras são obrigadas a entregar a seus consumidores. Até novembro, as companhias são obrigadas a entregar 30% da taxa instantânea contratada, além de 70% da velocidade média mensal. A partir deste mês, os índices serão reajustados para 40% e 80%, respectivamente.

Por G1 Tecnologia

Notícias Relacionadas:

Comentários