Semarh revela que fortes chuvas que caíram esta semana no sertão já eram esperadas.
As fortes chuvas que caíram esta semana no sertão alagoano já eram esperadas, segundo informaram, nesta sexta-feira (11), técnicos da sala de alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
De acordo com os estudos, há previsão de chuvas para todo este mês na região do semiárido do Estado, com a possibilidade das médias de precipitação serem, inclusive, maiores dos que as registradas nos anos anteriores.
“No último mês de março, nas reuniões climáticas que participamos com meteorologistas de todo o Brasil, tínhamos identificado essas possibilidades, e elas começaram a ser comprovadas nesta semana. A expectativa para esse mês é muito positiva em toda a região do semiárido alagoano, principalmente àqueles municípios próximos ao São Francisco”, explicou o meteorologista da Semarh, Vinícius Nunes Pinho.
Alagamentos
Vinícius também afirmou que os alagamentos provocados pelas fortes chuvas em povoados de municípios como Olho D’Água das Flores e Pão de Açúcar não foram causados por “precipitações anormais”.
“Não foi nada fora do comum. Estamos em um período de transição, entre um tempo mais quente para um mais úmido, e as precipitações maiores podem ocorrer. O que acontece é que muitos destes locais que encheram não são proximos dos rios, o que acarreta e um não escoamento da água, fazendo com que ela seja retida com mais facilidade”, concluiu.
Os boletins meteorológicos da Semarh apontam que neste fim de semana, o sertão alagoano não deve ser de chuva. A única precipitação prevista para a região é nesta sexta-feira, no período da noite, porém sem muita intensidade.
Por Henrique Pereira / Agência Alagoas