Na semana passada, a Prefeitura de Santana do Ipanema comemorou os 144 anos de Emancipação Política com inaugurações de obras e outros eventos. Foi também nesse período que completou-se um ano que o Executivo anunciou projetos milionários para a cidade.
Os planos tratam-se do Santuário Senhora Sant’Ana e da Barragem do João Gomes, apresentados no dia 24 abril de 2018, no Espaço Remi Bastos – Santana dos Meus Amores, auditório do Hotel Privillege.
A primeira obra está orçada em R$ 4,5 milhões e a segunda em R$ 8 milhões. Os dois projetos já possuem verbas garantidas, segundo o prefeito Isnaldo Bulhões (MDB), através de emendas parlamentares.
Ocorre que, nesses mais de 365 dias, a atual gestão ainda não conseguiu demonstrar que o que foi apresentado, saiu sequer do papel. Na verdade, tirando o dia do lançamento, nada mais foi divulgado oficialmente.
Em contato por telefone, o site Alagoas na Net conversou com os secretários de Infraestrutura, Genildo Bezerra, e de Agricultura, Jorge Santana. As pastas são responsáveis por cada uma das obras.
Bezerra relatou a reportagem que o projeto do santuário está na fase de processos de licenciamentos ambientais e que por isso o secretário Jorge estaria mais por dentro do assunto.
Ao conversar com Santana, ele disse que a barragem também está nesse trâmite. Ao ser questionado sobre prazos, o titular da pasta não soube informar datas, nem previsões para início de obra.
Somente uma começou
Apesar desses projetos não terem perspectiva concreta, também foi em 2018 que a Prefeitura apresentou o projeto de pavimentação dos conjuntos Marinho, Cajarana e Santa Quitéria. Estes sim, já tiveram início, somente neste ano.