Apala ressalta importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil Conhecer os sintomas é a principal forma de identificar a doença e aumentar as chances de cura

Assessoria / Apala

05 set 2022 - 20:30


Conhecer os sintomas é a principal forma de identificar a doença e aumentar as chances de cura (Foto: Assessoria)

Setembro é o Mês de Conscientização Sobre o Câncer Infantojuvenil, um tema que precisa ser discutido com sensibilidade e seriedade. Por isso, a Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala) abraça a campanha com o intuito de chamar a atenção da sociedade para o diagnóstico precoce desta doença, que é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes no Brasil. 

De acordo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a estimativa de casos de câncer infantojuvenil no Brasil para cada ano do triênio 2020/2022 está estimado em 8.460, sendo 4.310 para o sexo masculino e 4.150 para o sexo feminino.

A Apala é referência na prestação de serviços de assistência e apoio a crianças e adolescentes com todos os tipos de câncer e adultos com leucemia. Deste modo, a campanha Setembro Dourado tornou-se uma grande oportunidade anual para abordar a importância do diagnóstico precoce no aumento dos índices de cura.

Como identificar os sintomas do câncer infantojuvenil? 

– Perda de peso;

– Sangramento pelo corpo (sem machucados);

– Manchas roxas;

– Febre prolongada sem causa definida;

– Redução da visão;

– Vômitos seguidos por dores de cabeça;

– Perda de equilíbrio; 

– Dores nos ossos ou articulações;

– Crescimento dos olhos acompanhado de mancha roxa no local;

– Caroços em alguma parte do corpo.

Se qualquer um dos sinais acima for percebido em crianças ou adolescentes, será necessário buscar orientação médica.

Notícias Relacionadas:

Comentários