Luitgarde Cavalcanti Barros abordará temas diferentes nos dias 2 e 3 de junho.
A Universidade Estadual de Alagoas (Ubeal) recebe, nos dias 2 e 3 de junho, a antropóloga e professora alagoana, Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros – que esteve em 2013, nos campi I, em Arapiraca; III, em Palmeira dos Índios e V, em União dos Palmares. Ela irá ministrar palestras, gratuitas e abertas ao público, nos campi II, em Santana do Ipanema, e VI, em Maceió.
A primeira palestra acontece no Campus VI, em Maceió, na segunda-feira (2), com o tema “Educação e Liberdade. Já no dia seguinte, na terça-feira (3), a antropóloga estará no Campus II, em Santana do Ipanema, sua terra natal, com a palestra “Santana do Ipanema, Memória e Esquecimento”.
Luitgarde é alagoana, de Santana do Ipanema, e uma das principais pesquisadoras das manifestações sociais e culturais do Sertão nordestino. Graduada em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui, ainda, doutorado e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Católica de São Paulo.
Entre suas obras, estão os livros “Juazeiro do Padre Cícero: A Terra da Mãe de Deus”, editado pelo IMEPH, “A Derradeira Gesta: Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão”, pela editora Mauad, “Arthur Ramos e as Dinâmicas Sociais de seu Tempo”, pela EdUfal e “Nelson Werneck Sodré: um perfil intelectual”. Participa como organizadora ou coorganizadora de sete outros livros sobre memória e história oral, educação, Nise da Silveira, Guerra-Peixe e Octavio Brandão.
Currículo
Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros é Antropóloga por formação, com Doutorado e Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997 e 1980); Pós-Doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ (2008); Pós-Doutorado em Antropologia pela UNICAMP (1999); Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968); graduação em Fisioterapia – Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (1966).
Atualmente é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (graduação e pós-graduação). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase nos temas: pensamento social brasileiro; catolicismo popular; antropologia da violência; antropologia da literatura; memória e história oral; movimentos sociais – antropologia política. Autora dos livros: Juazeiro do Padre Cícero: A Terra da Mãe de Deus; Arthur Ramos e as Dinâmicas Sociais de Seu Tempo; A Derradeira Gesta: Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão e Nelson Werneck Sodré: um perfil intelectual. Organizadora e co-organizadora de livros sobre Octávio Brandão, Nise da Silveira, Guerra-Peixe e memória e história oral dos bairros portuários do Rio de Janeiro.
A antropóloga escreveu mais de uma centena de capítulos de livros e artigos em periódicos e jornais, no Brasil e no exterior.
Por Clau Soares / Assessoria Uneal