Uma ação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em Maceió realizou a reintegração de 20 animais reabilitados a seus habitats. A ação aconteceu durante a tarde desta sexta-feira (27), no Parque Municipal de Maceió, que não por coincidência, neste dia completou 36 anos de existência.
Um bicho-preguiça, um tamanduá-mirim, duas corujas, cinco serpentes, cinco pássaros (sanhaçus e sibites) e mais seis jacarés-de-papo-amarelo. Esses foram os animais que após passarem por um cuidado tratamento, voltaram a integrar a natureza.
De acordo com a organização do Parque, todos os animais soltos são oriundos de capturas feitas pelo Batalhão de Polícia Ambiental, após denúncias da população. Os bichos teriam sido encontrados na zona urbana devido a ocupação das matas nativas.
Segundo o analista ambiental do Ibama, Mario Belluci, essa é a primeira vez que acontece uma reabilitação de animais no local e que devido a isso os animais deverão ser monitorados para avaliar o impacto.
“A gente não tem como ter uma certeza absoluta de que estes animais não sofreram um impacto, mas esperamos que essa soltura e divulgação sirva como uma pauta ambiental para conscientizar as pessoas que são moradoras do entorno da região da Mata Atlântica.
Da Redação com informações da TV Gazeta