O escritor santanense Fernando Soares Campos, atualmente radicado na cidade do Rio de Janeiro, escreveu um artigo, publicado semana passada no site russo, Pravd.ru, no qual traz sua visão sobre o livro “Santana: vivendo e contando histórias”, do médico e conterrâneo José Avelar Alécio.
Soares ressalta que Avelar traz uma leitura “clara, inteligente e compreendida por todos”. Ele também observa que o autor não tem o objetivo de elevar personalidades à condição de heróis, mas reconhece contribuições de muitos santanenses para o progresso da cidade.
Outro detalhe percebido por Fernando é o interesse que a obra desperta, em especial para os conterrâneos. “Os textos do médico-escritor despertam o leitor… melhor, conduz para além da mera curiosidade. Pessoas como eu, nascidos e criados naquela cidade, testemunhas de muitos dos casos contatados no livro, em determinados momentos ficamos absortos”, disse o escritor.
Veja abaixo parte do artigo publicado com o título “Crônicas da minha aldeia”:
“Fale de sua aldeia e estará falando do mundo” – Leon Tolstói
O próprio Tolstói também disse: “Quando as pessoas falam de forma muito elaborada e sofisticada, ou querem contar uma mentira ou querem admirar a si mesmas. Ninguém deve acreditar em tais pessoas. A fala boa é sempre clara, inteligente e compreendida por todos.”
por Fernando Soares Campos
As histórias de batalhas e guerras, assim como as da política, das sociedades, das religiões, das revoluções, das civilizações, enfim, as histórias da humanidade, contadas pelos vencedores, têm quase sempre um falso brilho, em que se entremeiam ações supostamente heroicas com um aspirado moral superior e pretendida moral alicerçada em consagrados princípios éticos.
Geralmente são redigidas de forma pretensamente “sofisticada”, em linguagem rebuscada e até mesmo com argumentos inconclusivos, privando o leitor de uma clara compreensão, e este, por sua vez, costuma interpretar os textos sob suas ideologias e valores, num faz-de-conta que entendeu.
Porém, lendo o livro de crônicas “Santana: vivendo e contando histórias”, do Dr. José Avelar Alécio, pediatra, com especialização em Saúde Pública, Medicina da Família e Homeopatia, lançado ano passado pelo SWA Instituto Educacional Ltda., reconhecemos, nas considerações de Tolstói, uma completa identificação com os escritos do autor, que se dedica a traçar alguns quadros históricos de nossa “aldeia”, a cidade de Santana do Ipanema, localizada no Médio Sertão de Alagoas. Avelar o faz de forma “clara, inteligente e compreendida por todos”, como bem recomenda o escritor russo.
“Fale de sua aldeia e estará falando do mundo”, leia as crônicas de José Avelar e estará lendo histórias do comportamento humano em qualquer parte do Planeta. Com uma grande diferença em relação aos historiadores oficiais: Avelar não tem o objetivo de elevar personalidades à condição de heróis, “com um aspirado moral superior e pretendida moral alicerçada em consagrados princípios éticos”.
Entretanto ele reconhece naturalmente as contribuições de muitos santanenses para o progresso da cidade, nos âmbitos educacional, cultural, empresarial e, acima de tudo, moral, com exemplos de empreendedorismo social e luta reivindicatória.
Veja o artigo completo no site Pravd.ru, CLICANDO AQUI
Por Lucas Malta / Da Redação