Ameaçados de extinção: 60 papagaios serão reintroduzidos na natureza Em Alagoas, ele é encontrado em São Miguel dos Campos, no leste do estado de Alagoas.

Ândrei Costa / Semarh

07 jun 2022 - 18:34


Chauá também é uma espécie brasileira de papagaio que está ameaçada de extinção. (Foto: Assessoria / Semudh)

Sessenta papagaios-chauás, espécie considerada em extinção, chegarão a Alagoas nesta quarta-feira (8) para serem reintroduzidas na natureza. A iniciativa conta com o plano de ação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e tem a participação do Grupo Gestor, junto com a outros órgãos.

Segundo o secretário da Semarh, Gino César, os pássaros serão levados à sede do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), onde passarão por várias etapas, como avaliação das condições de saúde e formação de casais para futuro acasalamento, antes de serem reintroduzidas à natureza.

“Após todas as etapas concluídas, elas serão reintroduzidas em matas preservadas das empresas parceiras do Plano. Este é uma das mais importantes ações de preservação de um papagaio ameaçado na América do Sul”, afirma o secretário Gino César.

Sobre a espécie

O chauá (nome científico: Amazona rhodocorytha), também é uma espécie brasileira de papagaio que está ameaçada de extinção. Ele é endêmico das florestas tropicais no leste do Brasil, costumava ser encontrado em toda a região, mas agora está restrito a alguns dos maiores blocos de floresta remanescentes.

Em Alagoas, ele é encontrado em São Miguel dos Campos, no leste do estado de Alagoas. O resto deste estado parece ser um habitat adequado, mas não foi observado sua presença lá recentemente.

O papagaio-chauá possui uma coroa em um vermelho vivo, que se esvai em marrom arroxeado na parte de trás da cabeça. As bochechas e o pescoço são azuis e a plumagem das asas e do corpo é verde com manchas escuras na parte de trás do pescoço. Manchas pretas e vermelhas podem ser vistas nas asas quando estão abertas e as penas da cauda têm marcas vermelhas e são amareladas. O bico e as pernas são cinza e a íris do olho é marrom-alaranjada.

Notícias Relacionadas:

Comentários