Ambulantes prometem passeata para voltar às ruas do Centro

05 ago 2014 - 14:30


Após reunião, grupo não conseguiu o direito de voltar as ruas; vereadores recebem ambulantes hoje.

Foto: Sandro Lima

Foto: Sandro Lima

A operação de reordenamento do Centro de Maceió apesar de iniciar tranquila nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (05), mostra que irá ter desdobramentos. Após uma reunião entre representantes dos ambulantes, Polícia Militar e SMCCU no prédio da Aliança Comercial, no Centro, as partes não entraram em acordo sobre um possível local de realocação e os ambulantes decidiram ocupar provisoriamente, trechos das Ruas Boa Vista e da Alegria, contra vontade do município.

 Após mais de uma hora de reunião, os ambulantes sugeriram aos representantes da prefeitura que autorizassem que eles ficassem comercializando seus produtos nos dois trechos. No entanto, a prefeitura afirmou que não irá liberar espaços no calçadão ou em suas proximidades.

 O grupo de ambulantes reclama que os atuais pontos destinados a eles no Centro são pouco atrativos para os consumidores, o que resulta em baixa nas vendas. Diante disso, mesmo ocupando o local provisório, os camelôs irão organizar uma manifestação no início desta tarde.

 Segundo Dario José da Silva, um dos representantes dos ambulantes que participou da reunião, a principal reclamação dos comerciantes é a falta de clientes tanto no Shopping Popular, como próximo a Praça Palmares. “Nós entendemos que a ocupação do Calçadão é irregular. Parte dos camelôs entendia isso no começo, mas hoje muitos deles invadiram mesmo as ruas para tentar vender os produtos. O que nós queremos é que a prefeitura nos dê um local decente para trabalhar”, protestou.

 Durante a tarde, os ambulantes ainda devem participar de uma reunião com um grupo de vereadores na Câmara de Maceió. Eles pretendem pedir ajuda para solucionar o impasse entre os comerciantes e a prefeitura.

 A operação

 Desde o início da manhã, policiais militares, agentes da SMCCU, Guarda Municipal e Conselho Tutelar realizam uma operação para retirar os comerciantes irregulares das ruas do Centro de Maceió. A operação pretende retirar cerca de 350 camelôs que se instalaram irregularmente nas ruas do Centro para trabalhar.

 Apesar de ter transcorrido de forma tranquila, 200 pessoas, entre policiais e agentes da prefeitura, foram mobilizados para a ação.

 O maior problema registrado por essa distribuição desordenada dos camelôs no Centro, além de prejudicar a mobilidade da população pelas ruas do comércio, afeta diretamente os empresários, que afirmam haver quedas nas vendas devido à instalação dos camelôs em frente aos estabelecimentos comerciais.

 Após a retirada dos camelôs, a SMCCU garante que irá manter fiscais trabalhando diariamente pelas ruas do comércio, evitando assim o retorno deles aos locais.

 Por Paulo Chancey Júnior e Vanessa Siqueira/Cadaminuto

Notícias Relacionadas:

Comentários