Os ambulantes já foram avisados de que não podem comercializar no calçadão do comércio.
Cerca de 350 ambulantes que trabalham no calçadão do centro de Maceió devem ser retirados nesta terça-feira (5) durante uma operação que vai envolver órgãos da Prefeitura, a exemplo da Guarda Municipal, e a Polícia Militar. Quem resistir à ação e continuar nas ruas terá a mercadoria apreendida pelos fiscais da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU).
A Polícia Militar vai disponibilizar 161 homens – de vários batalhões – para atuar durante a operação de retirada dos ambulantes.
Segundo Aldo Galdino, coordenador de fiscalização da SMCCU, os ambulantes são avisados desde 2012 de que não podem comercializar no calçadão do comércio. Ou seja, a determinação vale desde que o Shopping Popular começou a funcionar. “A grande concentração de ambulantes nas ruas do Centro prejudica os empresários e atrapalha o fluxo de pessoas”, afirmou.
O ambulante Paulo Sérgio Ferreira afirma que a Prefeitura é responsável pela desorganização atual no centro da capital e que os vendedores podem até ser retirados amanhã, ‘mas voltarão para o mesmo local nos próximos dias, porque não há fiscalização’. “Era pra ter sido feito alguma coisa no início, mas, agora, não dá mais. Tem gente demais. Eles saem, depois fazem protesto e acabam voltando”, disse.
Naldo Moura, presidente da Associação dos Ambulantes, informou à Gazetaweb que não acredita que haverá resistência. “Estamos torcendo para que essa retirada seja feita com tranquilidade e sem conflito”, reforçou.
Aldo Galdino disse que, para garantir as ruas do Centro livres, a SMCCU vai manter um efetivo de prontidão. Para a operação de amanhã, atuarão 90 homens da Superintendência. Segundo o órgão da Prefeitura, é permitida a instalação de barracas e a permanência de ambulantes somente no estacionamento da Praça dos Palmares e no Shopping Popular.
Por Gazetaweb