A modernização da gestão pública com a implantação de ferramentas de controle é uma das preocupações da AMA. A discussão do assunto é importante porque 40% do orçamento geral do município é para a formalização de contratos. Para o diretor da empresa Portal da Transparência, Paulo Sérgio Silva, que participou da reunião da entidade, o cenário atual requer agilidade, tecnologia e transparência.
Um processo de software que controla prazos, detecta possíveis falhas em contratos e acompanha a modernização da gestão foi apresentada aos gestores como ferramenta de auxílio do processo administrativo que tem passado por várias mudanças.
“Os recursos atuais são escassos diante de uma grande demanda e usar a tecnologia a favor da gestão é um grande avanço”, frisou o presidente Jorge Dantas que tem investido na capacitação dos agentes municipais e na busca por alternativas que facilitem e deem segurança de administrar aos prefeitos.
O cenário atual requer dos prefeitos muito cuidado com prazos, licitações e contratos porque a legislação de prestação de contas foi alterada. O que antes era anual, passou a ser bimestral com a exigência das publicações no portal da transparência. “É um trabalho que não para, acrescentou Jorge Dantas. Ele ressaltou a parceria com o Tribunal de Contas que tem sido um aliado no quesito orientação.
Por AMA/AL