A Associação doa Municípios Alagoanos (AMA), em conjunto com a Defesa Civil Estadual, anunciou que estará promovendo um grande mutirão com início na próxima segunda-feira (30) para dar suporte técnicos a 37 municípios do Semiárido.
De acordo com a instituição, a ação visa auxiliar as cidades, na elaboração de novos decretos de situação de emergência, já que os atuais documentos deverão se vencer no dia 12 de julho e estes são um dos requisitos essenciais para a retomada da operação Carro-Pipa.
Para a AMA, as chuvas que caíram em maio e junho não foram suficientes para encher os açudes, cisternas e barreiros das cidades sertanejas, isso além sem contar da escassez na água para consumo humano.
O presidente do órgão, Jorge Dantas, relatou que a orientação é que os municípios façam seus relatórios dentro dos parâmetros nacionais. “Hoje estamos na seca verde, em que nasce as pastagens, mas não junta água para o consumo humano. Estamos com três anos de seca e o caso vem se agravando”, afirmou o prefeito de uma das cidades do Sertão, Pão de Açúcar.
A equipe técnica da AMA informou ainda que a operação coordenada pelo Exército continua atendendo parte dos municípios. “Já existem caminhões pipa do Exército e as próprias prefeituras contratam o serviço, mas não é suficiente para atender todo o Semiárido, principalmente a área rural”, afirmou Margarete Bulhões, coordenadora das ações da Defesa Civil na AMA.
Em recentes declarações, o Governo do Estado, através da Defesa Civil, já havia sinalizado a disponibilidade de auxílio para os municípios atingidos pela seca, até com auxílio de programas do Governo Federal.
Da Redação com Assessoria