Pesquisas de alunos da rede estadual de ensino foram selecionadas para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP). As escolas repetiram este ano o bom desempenho e garantiram, mais uma vez, uma vaga para o evento que ocorrerá em março de 2013 e reunirá jovens cientistas de todo o país. Entre os 10 trabalhos selecionados de Alagoas, cinco foram de escolas públicas estaduais.
Alunos da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca, tiveram duas pesquisas selecionadas para a Febrace com a orientação da professora Nadja Maria Alves de Souza. Os estudantes José Anderson de Farias Silva e Claudberg Bem Parto Leão desenvolveram estudo sobre o tema “Costus Spiralis: uma alternativa para aliviar as cólicas renais”. Já os alunos Afonso Pereira de Farias Neto e Manoel Roberto Leandro de Souza são os responsáveis pelo trabalho “Produção de formicida natural de baixo custo à base de alho e cravo-da-índia”.
A professora Nadja Alves também foi a responsável pela orientação da pesquisa selecionada “Produção de pomada e sabonetes à base da folha de sambacaitá (Hyptis Pectinata L)”, desenvolvida na Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Lagoa da Canoa, também no Agreste. O estudo foi realizado pelos alunos Carlos André Lima Silva e Carlos Henrique da Silva.
A unidade de Ensino Nossa Senhora da Conceição, por meio da professora Heloísa Barbosa Rocha, também será representada na Febrace pela pesquisa “A produção de carrapaticida a partir de espécies vegetais presentes na região de Lagoa da Canoa”, desenvolvida pelos alunos José Danillo Santos Reis e José Jefferson Costa da Silva.
Para a professora Nadja Alves, a participação na Febrace é uma experiência ímpar que proporcionará aos estudantes um intercâmbio de conhecimento com pesquisadores de outros estados. “Além de conhecer a Universidade de São Paulo e os trabalhos desenvolvidos por outros pesquisadores, a Febrace garante aos alunos uma importante visibilidade para suas pesquisas”, afirma. Além das três pesquisas já selecionadas para o próximo ano, a professora Nadja orientou trabalhos premiados nas edições anteriores de 2011 e 2012 da Feira.
Também veterano na Febrace, o professor Cosme Rogério Ferreira, da Escola Estadual Graciliano Ramos, da cidade de Palmeira dos Índios, também teve sua pesquisa selecionada para a edição do próximo ano. Junto com o professor, as alunas Daniela Gomes Lisboa, Quezia Georjiany Beltrão e Renicarla Silva dos Santos desenvolveram o trabalho “Os lugares da memória de Palmeira dos Índios: um estudo histórico-imagético orientado pela leitura das cartas de Graciliano Ramos”.
Sobre a seleção de sua pesquisa, o professor Cosme Rogério destaca o envolvimento das alunas na produção do trabalho, desde a leitura da obra de Graciliano às atividades de campo. “Houve um efetivo interesse entre as alunas em todas as fases do trabalho. A participação na Febrace é mais um reconhecimento e oportunidade de levar o nome da escola para um evento tão importante”, destaca.
A aluna Renicarla Silva relatou sobre a sua segunda participação no evento da USP. A estudante já apresentou, este ano, o trabalho sobre o romance Caétes, de Graciliano Ramos, também orientado pelo professor Cosme Rogério. “É uma sensação inexplicável ter a nossa pesquisa exposta em São Paulo. Nós representamos a nossa escola, nossa cidade e ainda melhoramos nossos currículos”, relata a estudante.
Por Agência Alagoas