João Victor da Silva, aluno do curso integrado de Eletrônica do IFAL, obteve a nota mais alta do país entre os alunos da rede federal tecnológica de ensino (Institutos Federais – IFs) na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2012 (OBMEP). No mês de maio, viajará para Brasília onde será premiado com uma medalha de ouro, em solenidade com a presidenta Dilma Rousseff.
Com trajetória de estudo sempre em escola pública, ele tem visto o reconhecimento de sua dedicação a cada ano. Com essa medalha, torna-se o único aluno da rede IFs a receber duas medalhas de ouro em áreas diferentes, isso porque, em 2010, também foi medalhista na Olimpíada Brasileira de Física (OBF). No mesmo ano, conseguiu ser campeão na Olimpíada de Astronáutica. Este ano, obteve aprovação no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande.
“A motivação dos professores, o espírito de cooperação da equipe de monitores e o apoio dos ex-alunos do IFAL que hoje já são reconhecidos profissionalmente fazem com que a gente se motive e estude cada vez mais”, diz João Victor.
No Campus Maceió existe um programa voltado para preparação e ingresso dos alunos na iniciação científica. São ofertadas bolsas de monitoria, extensão, pesquisa e estudo de modo a proporcionar uma dedicação exclusiva aos estudos.
“Importante dizer que o resultado conseguido pelo João Victor, além do esforço e da competência dele, é fruto de um trabalho contínuo e de longo prazo desenvolvido dentro do IFAL”, afirma Carlos Argolo, Coordenador do Programa de Monitoria do Instituto.
Todos os anos, alunos do IFAL participam de olimpíadas do conhecimento realizadas no Brasil e no exterior. Matemática, Física, Astronomia, Robótica, Energia e Astronáutica são algumas das áreas que registram participação dos estudantes.
Por Ascom IFAL