Prestes a encerrar suas atividades no bairro do Vergel, o Ônibus do Desarmamento garantiu a Alagoas uma subida vertiginosa no ranking de entrega de armas da Campanha Nacional do Desarmamento. No período de um ano, Alagoas saiu da 19º posição geral como estado que mais entrega armas no país para 9º lugar. Sendo que, em números proporcionais de acordo com a população, está em 5º lugar no país, à frente até de São Paulo, o estado que mais conta com postos de arrecadação de armas.
Veja em números a evolução da participação dos alagoanos na Campanha do Desarmamento:
· 2011 – 254 armas arrecadadas, 19º lugar
· 2012 – 274 armas arrecadadas, 12º lugar
· 2013 (01/01 a 10/03) – 147 armas arrecadadas, 9º lugar
Em novembro de 2012, foi lançado o Ônibus do Desarmamento, um posto itinerante de coleta de armas, aproximando-se mais da população e facilitando o processo de entrega. Esse novo equipamento refletiu diretamente no aumento da arrecadação de armas e recebeu elogios até da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.
Além disso, no fim de 2012 a indenização para cada arma entregue foi reajustada, passando a render R$ 150 a R$ 450, de acordo com o tipo e o calibre da arma, pagos na hora. A entrega é anônima, não necessitando de nenhum documento pessoal ou da arma.
Mobilização no Vergel
Há duas semanas na Praça Virgem dos Pobres, o Ônibus do Desarmamento tem despertado a curiosidade dos moradores. No entanto, há uma diferença na procura por informações em relação aos bairros anteriores. Antes, o Ônibus era procurado, na maioria das vezes, por mulheres entre 30 e 45 anos, com acesso a informação e conhecimento. Desta vez, uma surpresa:
“No Vergel, quem mais procura o ônibus são homens jovens, entre 15 e 23 anos. Alguns com a farda da escola ou do trabalho. Notamos que antes as mães vinham buscar as informações, agora parece que elas estão mandando os filhos vir diretamente. Dois rapazes nos disseram exatamente isso na semana passada”, disse Adalberon Sá Júnior, superintendente de Promoção de Cultura de Paz da Sepaz.
“Nós percebemos um receio da parte deles com a situação irregular das armas em casa, pois a maioria não é registrada. É uma reação comum, mas desnecessária, porque não é preciso que a pessoa se identifique durante a entrega, o anonimato é garantido”, continua o superintendente.
A equipe da Sepaz também buscou aproximar-se dos moradores do bairro panfletando durante a Missa do Pobre, às quintas-feiras, já que a Igreja Católica engajou-se na campanha do desarmamento desde seu lançamento, tendo, inclusive, colocado o Ônibus ao lado do Presépio de São Gonçalo, da Arquidiocese de Maceió.
Idealizado pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) e com apoio da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), o Ônibus do Desarmamento está no Vergel desde o dia 18 de fevereiro e lá permanece até a próxima sexta-feira (15). Neste intervalo, recebeu 7 armas de fogo, totalizando 119 desde o início da campanha, em novembro de 2012.
Divulgação