A 4ª edição do Seminário de Inteligência das Polícias Militares do Nordeste teve início nesta terça-feira (31), no centro de Convenções, no bairro de Jaraguá. Promovido pela Diretoria de Inteligência da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), o evento vai contar com um ciclo de palestras com palestrantes de fora do estado.
A solenidade de abertura teve a participação de diversas autoridades civis e militares de Alagoas e de outros estados da Região Nordeste. Dentre eles, o Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva; os comandantes-gerais da PMAL, coronel Paulo Amorim e da PMPB, coronel Sérgio Fonseca; o coordenador do Gaesf, promotor Cyro Blatter, além de representantes do judiciário.
Neste primeiro encontro, representantes do Ministério da Justiça e das polícias militares da Paraíba, Distrito Federal e São Paulo conduziram cinco palestras. Dentre os eixos temáticos, foram discutidas a gestão de casos complexos, a análise do fenômeno “crime”, os desafios da inteligência e os processos de coleta de dados.
Além das palestras, o Seminário terá salas temáticas, onde serão realizadas discussões sobre tópicos relacionados ao trabalho da inteligência na segurança pública. Os participantes também poderão visitar uma feira tecnológica montada ao lado do auditório, onde empresas de tecnologia na segurança estarão expondo as ferramentas e recursos mais recentes no campo da inteligência.