Alagoas recebe mais 41 médicos cubanos para atuar na atenção básica

29 out 2013 - 08:34


Sesau inicia nesta terça oficina de acolhimento; capacitação acontece das 9h às 17h, no auditório da Escola Técnica Valéria Hora, no Centro.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de ampliar o alcance da Atenção Básica nos municípios alagoanos, gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) receberam sábado (26) um grupo de 41 médicos cubanos. Os profissionais fazem parte da segunda fase do programa Mais Médicos do governo federal.

Em Alagoas, o programa Mais Médicos foi responsável pelo envio de 22 profissionais em sua primeira etapa e mais 41 médicos na segunda fase. De acordo com a diretora estadual da Atenção Básica da Sesau, Cláudia Cerqueira, os profissionais irão passar por uma capacitação para receber instruções sobre as Redes de Atenção e estrutura disponível pelo Sistema Único de Saúde para a assistência à população.

Também presente no acolhimento dos médicos, a representante do Ministério da Saúde Sônia Moura lembrou que muitas localidades estão recebendo pela primeira vez o profissional. “Com a chegada dos médicos cubanos, a população pode receber assistência qualificada sem ter que se deslocar para grandes centros urbanos”, destacou Sônia Moura.

Para a Organização Pan-Americana de Saúde, os médicos cubanos trazem um olhar diferenciado e pautado na humanização do tratamento.

Para apresentar a situação da saúde de Alagoas e o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, a Sesau inicia nesta terça-feira (29) uma oficina de acolhimento para os médicos. A capacitação acontece das 9h às 17h, no auditório da Escola Técnica Valéria Hora, no Centro, em Maceió. A ação contará com a participação de representantes da Sesau, do Ministério da Saúde em Alagoas e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Durante a oficina, os técnicos da Sesau irão apresentar o Plano Diretor de Regionalização (PDR), a situação atual das Redes de Atenção à Saúde em Alagoas. Também será apresentado o trabalho desenvolvido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e de Assistência Farmacêutica, além de exposição sobre a Política de Atenção Básica.

Em Alagoas, o Programa Mais Médicos contemplara os municípios de Arapiraca, Canapi, Colônia Leopoldina, Craíbas, Igreja Nova, Joaquim Gomes, Maragogi, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Olho D´agua das Flores, Pão de Açúcar, Penedo, Piaçabuçu, Piranhas, Porto Real do Colégio, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Sebastião, Taquarana, Água Branca e Traipu.

Da Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários