Comitiva segue para participar de anúncio que será feito no próximo dia 29 de maio em evento que reúne representantes mundiais, em Paris.
Uma comitiva alagoana segue neste fim de semana a Paris para receber o anúncio mais esperado dos últimos tempos no setor agropecuário: o reconhecimento internacional de Alagoas como área livre de aftosa com vacinação.
Entre os membros desta comitiva, está o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
Desde a última suspeita de registro de um caso de febre aftosa no Estado até agora foram 15 anos. Nesse tempo, produtores, governo do Estado – por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) – e outros órgãos parceiros, além de gestores municipais e estaduais, uniram forças para mudar esta realidade.
Com a criação da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e a conscientização dos criadores, entre outras ações focadas na mudança deste cenário, Alagoas bateu recorde nas campanhas de vacinação.
Para o secretário José Marinho Junior, esta viagem a Paris tem uma importância grande porque volta a colocar Alagoas no cenário mundial.
“Graças aos esforços do governador Teotonio Vilela e todos que fazem a Seagri e a Adeal, conquistamos a zona livre de aftosa. Isso não é apenas uma certificação, é sim, a reabertura de mercado para o Estado. É a permissão de que produtores alagoanos podem comercializar seu rebanho livremente e a mudança de vida das pessoas que virá com esta certificação”, destacou Marinho.
A certificação será anunciada pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), durante a 82ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da OIE, que será realizada de 25 a 30 de maio, na Maison de La Chimie, em Paris. O evento reúne representantes do mundo todo e mostra um cenário mundial sobre a saúde animal. Só no dia 29 é quando Alagoas será um dos estados anunciados como zona livre de aftosa.
Por Isis Correia / Agência Alagoas