Pelo menos onze mil servidores já responderam a questionamentos online, entrevistas, participaram de grupos focais, exames antropométricos e laboratoriais.
Lidar com situações de perigo e combater a criminalidade em defesa da sociedade são situações que fazem parte da rotina dos profissionais da segurança pública. Pensando em apoiar essa missão, a Secretária de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds-AL) realiza pesquisas quantitativas e qualitativas, desde 2012, com o intuito de melhorar a qualidade de vida desses profissionais.
Em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Defesa Social de Alagoas deu início a projetos pioneiros no Nordeste, voltados para a qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho dos agentes de segurança pública. Cerca de onze mil servidores já responderam questionamentos online, entrevistas, participaram de grupos focais, exames antropométricos e laboratoriais nas duas primeiras etapas do processo.
Agora, na terceira e última etapa do projeto, iniciado em outubro deste ano e com previsão para término em fevereiro de 2015, os servidores da segurança pública irão fazer visitas técnicas nos locais de trabalho para verificação das condições ocupacionais e riscos ambientais, além da questão de ergonomia.
Para o subchefe do núcleo de planejamento de ensino integrado da Seds, Emerson Moura, trata-se de um marco referencial na história do Estado. “É a primeira vez que a Defesa Social faz um evento como esse, pela preocupação com a saúde do servidor público, valorizando os profissionais da segurança pública. Valorizar causas humanas como essa deve ser uma prioridade para melhor aproveitamento de profissionais”, reforça Emerson Moura.
Por Anne Oliveira / Agência Alagoas