Alagoas é o primeiro Estado a ter cobertura plena do Samu

13 abr 2013 - 15:46


Foto: Olival Santos

Foto: Olival Santos

Com objetivo de garantir o atendimento de urgência à população de Traipu e dos municípios de Belo Monte, Batalha, Jaramataia, Olho d’Água Grande e São Brás, o Governo de Alagoas inaugurou, nesta sexta-feira (12), a 34ª Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com esta inauguração, Alagoas passa a ser o único Estado do País a ter 100% de cobertura do serviço.

“No ano passado, o Samu socorreu 160 mil alagoanos, ou seja, foram salvas 160 mil vidas e isso não tem preço. Os profissionais que atuam no serviço têm feito um trabalho excelente, com dignidade e determinação. Se houver necessidade, em qualquer lugar do Estado eles estão aptos para atender”, afirmou o governador Teotonio Vilela Filho, acompanhado pelo vice-governador Thomáz Nonô.

A secretária adjunta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Júlia Levino, ressaltou a importância do Samu para a população de Traipu. Segundo ela, com a Base inaugurada, o Governo do Estado está garantindo aos alagoanos que a cada 30 km do território tenha disponível uma Base do Samu. Na oportunidade, ela solicitou à população que evitasse fazer trote. “Falem com os filhos e com os amigos para evitar os trotes, porque quando se faz trote, os profissionais do Samu deixam de salvar vidas”, orientou Julia Levino.

Na ocasião, a prefeita de Traipu, Maria da Conceição Tavares, destacou o empenho e determinação para inauguração da Base do Samu. “Agradeço ao governador e a toda a equipe de profissionais da Sesau, especialmente ao secretário Jorge Villas Bôas e a secretária adjunta, Julia Levino, além da diretora de Atenção Pré-hospitalar, Maria Aparecida Auto, pelo esforço que foi implementado para que a Base se tornasse uma realidade”, destacou.

A nova Base do Samu pertence à Macrorregião do município de Arapiraca, o que significa que todas as ligações da região da nova Base será interceptada pela Central de Arapiraca e fará a regulação do atendimento. A nova USB é composta por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista e haverá equipe trabalhando 24 horas.

A inauguração contou com a participação de vereadores, gestores e técnicos da Sesau e ainda da consultora técnica do Ministério da Saúde (MS), Ana Cristina, que além de dar suporte na implantação das Bases Descentralizadas, também está contribuindo com o Governo do Estado para a implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Bases do Samu

Os municípios que são regulados pela Central do Samu de Maceió são União dos Palmares, Viçosa, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Teotônio Vilela, Rio Largo, Murici, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Colônia de Leopoldina e São Miguel dos Milagres.

Já as Bases pertencentes à Central de Arapiraca são Penedo, Ouro Branco, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Mata Grande, Girau do Ponciano, São Sebastião, São José da Tapera, Inhapi, Piranhas e Olho D´Água do Casado.

Por Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários