Alagoas é estado com maior vulnerabilidade para jovens negros, aponta pesquisa

08 Maio 2015 - 05:30


Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

Um estudo divulgado hoje (7) mostra que os estados onde o jovem negro corre mais risco de exposição à violência estão na Região Nordeste. Numa escala de 0 a 1, no índice de Vulnerabilidade de Juvenil (IVJ) – Violência e Desigualdade Racial, Alagoas possui o maior coeficiente – 0,608.

Esse estudo contempla um inédito índice de vulnerabilidade juvenil à violência que, em seu cálculo, considera o risco relativo de jovens negros e brancos serem vítimas de assassinatos. O Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial 2014 (IVJ – Violência e Desigualdade Racial) é um indicador sintético, que agrega dados relativos às seguintes dimensões: taxa de frequência à escola, escolaridade, inserção no mercado de trabalho, taxa de mortalidade por causas internas, taxa de mortalidade por causas violentas, valor do rendimento familiar médio mensal, agregando ainda o risco letivo de jovens negros e brancos serem vítimas de homicídios.

N segunda colocação fica o estado da Paraíba (0,517), seguido de Pernambuco (0,506) e Ceará (0,502). Destaca-se que nesses estados o risco de morte de um jovem negro é bastante superior ao observado para um jovem branco, em Alagoas o risco é 8,75 maior, em Pernambuco 11,57, na Paraíba 13,40 e no Ceará 4,01.

Veja matéria completa no CadaMinuto

Notícias Relacionadas:

Comentários