‘Alagoas deu e dará um exemplo de manifestação pacífica’, diz Dário Cesar

20 jun 2013 - 08:44


secretario_pmA manifestação que reuniu mais de três mil alagoanos nesta terça-feira (17) em prol da redução do valor das passagens dos transportes coletivos e de melhorias no setor demonstrou um “sinal de maturidade”, destacou o secretário estadual de defesa social, Dário César, em entrevista ao CadaMinuto.

Hoje , quinta-feira, está prevista uma nova manifestação que pode levar um número ainda maior de jovens as ruas de Maceió.

Apesar de em outros estados da federação ter havido atritos entre os manifestantes e os agentes policiais, aqui em Alagoas houve muito diálogo e colaboração “tanto de quem está nas ruas manifestando suas idéias assim como da polícia. Houve muita conversa junto ao comando polícia sob a orientação do governador do estado haja visto que não colocamos polícia de choque. Colocamos policiais para organizar o trânsito e membros do grupo de gerenciamento de crises que estão acostumados a lidar com manifestações”, destacou Dário César.

Após o resultado da manifestação o secretário destacou que a Polícia Militar de Alagoas demonstrou maturidade que tem. “Temos uma história nesses movimentos para fazer o policiamento garantindo a segurança do cidadão. Isso é o fruto de um trabalho que não é feito do dia para a noite”, reforçou o secretário.

Considerando a pluralidade de pensamento e comportamento das pessoas e o resultado positivo da manifestação em nosso estado, Dário César disse que nem todo o Brasil tem essa maturidade, seja do lado dos policias assim como também do lado dos manifestantes. “Temos que cumprir com alguns princípios fundamentais. As pessoas estão se manifestando em busca de seus direitos que são constantemente violados, defendem seus pontos de vista então não é coerente que parte dessas pessoas se comportem de forma diferente de seu discurso. Por outro lado a polícia deve também se portar dessa forma, para que as reivindicações ocorram de forma ordeira e pacata como a que aconteceu nesta segunda-feira (17), dentro de um clima ordeiro”, pontuou o secretário de defesa social.

Ao se referir às críticas enfrentadas pelos agentes policiais o secretário afirmou que “a polícia de um modo geral é muito criticada, mas as pessoas não entendem que ela é também é vítima do processo. Temos uma legislação que incentiva o cometimento de crimes ao invés de combater-los de forma enérgica. A polícia prende e a lei faz com que o cidadão seja posto em liberdade e cometa crimes novamente”, afirmou Dário César.

Ao se referir à participação da polícia e da sociedade nas manifestações que estão acontecendo em todo o país, inclusive em Alagoas o secretário de defesa social falou que “policiais não são filhos da ditadura. São filhos da democracia. Temos que olhar a polícia como polícia cidadã. Temos que coibir distorções, mas assim como em todas as esferas existem os bons e os maus. É preciso acabar com essa reação às forças policiais assim como a reação de alguns membros das forças policias perante os cidadãos. A mobilização da população e a participação da polícia de alagoas mostram que é possível sim haver um aprendizado coletivo e Alagoas deu ao Brasil um belo exemplo de manifestação pacífica”.

Por Cadaa Minuto

Notícias Relacionadas:

Comentários