Estado de Alagoas traz mais uma novidade nos Rallys em 2014.
Em 2012 o estado de Alagoas entrou de vez no calendário nacional de rallys e a “estréia” num dos maiores eventos automobilísticos do Brasil, não poderia ser de melhor forma, o RALLY do VELHO CHICO, prova aberta para carros, motos e quadriciclos aconteceu entre os dias 10 e 12 de fevereiro, com largada na Praia do Gunga na cidade de Roteiro e chegada em Penedo, às margens do Rio São Francisco.
Para 2014, visando fortalecer ainda mais a modalidade Cross Country no estado e região, está sendo lançada a Alagoas Cup, prova que tem por objetivo principal, trazer novos adeptos ao esporte.
As prova serão no estilo da Mitsubishi Cup, com especial de aproximadamente 26 km em circuito fechado, com 4 voltas para carros e UTVs, sendo que nestas modalidades cada piloto poderá dar duas voltas cronometradas no trajeto, podendo assim até 2 pilotos por veículo.
Para motos e quads, serão 3 voltas cronometradas para cada piloto. Em todas categorias, o apoio mecânico será liberado entre as voltas. O roteiro será parecido com o dos Bajas, só que totalmente planilhado (com navegação bem tranquila).
Cada competidor conquistará pontos de acordo com sua classificação em cada volta, o primeiro colocado ganha 20 pontos, o segundo 17, o terceiro 14, o quarto 12, o quinto 11 e a partir daí sempre decrescendo um ponto. Ao final de cada etapa, os competidores que somarem o maior numero de pontos serão declarados campeõs em suas respectivas categorias.
Estão programadas duas provas para a temporada, sendo que a primeira delas acontece no dia 08 de março em Maceió, no Litoral Norte. A base da etapa acontece no Pier Pratagi, ao lado do Hotel Pratagi, de lá os competideores seguem em deslocamento pela AL-101 por apenas 2,0 km para o ponto de largada para um roteiro que acontece em meio à estradas de canavial e beira de mata. A festa de premiação acontece no Pier Pratagi, onde será montada uma estrutura de alimentação / recepção aos concorrentes, convidados e familiares.
Para os carros haverá duas categorias Production: para veículos nacionais e importados regularmente comercializados no Brasil, movidos a óleo diesel, gasolina ou álcool e preparação limitada e PROTÓTIPOS: para veículos 4×4 ou 4×2, que não se enquadram em nenhuma na categoria production; sem quantidade mínima de veículos produzidos/vendidos, com preparação praticamente livre.
Para motos, também serão duas categorias, a SUPER PRODUCTION com preparação praticamente livre (mesma regra dos regulamentos da CBM) e a MARATHON para motos de até 450 cc. Nos QUADRIS e UTVs teremos categoria única.
A Alagoas Cup utilizará toda a parte de mídia eletrônica do Rally do Velho Chico – site e página do Facebook.
Assessoria