Alagoano Fidellis é destaque no palco da 1ª noite do Cena Nordeste Festival No repertório, o sanfoneiro e cantador de baião prestou homenagem a grandes nomes da música, como Djavan, Carlos Moura e Kara Véia.

Daniel Borges / Ascom Sesau

11 Maio 2024 - 13:21


Anderson Fidelis Souza começou sua jornada artística aos 8 anos (Foto: Daniel Borges / Ascom Secult

O sanfoneiro e cantador Anderson Fidellis brilhou no palco principal do primeiro dia do Cena Nordeste Festival, que acontece no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, na Paraíba. Com um repertório especial que celebra a música alagoana e nordestina, ele prestou homenagem a grandes nomes como Djavan, Carlos Moura, Kara Véia, Jackson do Pandeiro, Sivuca, e, é claro, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. 

Natural de Maceió, Anderson Alan Fidelis Souza começou sua jornada artística aos 8 anos desenhando nas paredes de lojas e escolas, seguindo os passos de seu pai. Sua carreira na música começou com o trio de forró pé de serra ‘Cheguei Denovo’ e hoje ele é reconhecido em todo o Nordeste como um verdadeiro defensor da cultura ‘gonzagueana’.

“Rapaz, foi bom demais aqui na Paraíba, viu? Tanta gente boa, tanta arte boa, e o nosso baião aqui fazendo a história, contando e dando o recado. Foi bom demais. Eu espero que a nossa cultura daqui pra frente vá progredindo, vá crescendo muito mais do que já vem crescendo nesses últimos tempos”, disse o músico. 

O projeto é uma realização do Consórcio Nordeste, em conjunto com as nove secretarias estaduais de cultura da região. A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância de celebrar e promover a diversidade cultural do Nordeste e o potencial que isso tem para impulsionar o desenvolvimento regional.

Foto: Daniel Borges / Ascom Secult

“Esse tipo de evento não só permite que as tradições e expressões artísticas da região sejam valorizadas e compartilhadas, mas também promove o intercâmbio cultural, incentivando o diálogo e a compreensão entre diferentes lugares”, disse a gestora.

“Além disso, ao destacar a cultura do Nordeste, o projeto contribui para o desenvolvimento econômico da região, ao atrair turistas e investimentos para as atividades culturais e criativas locais”, concluiu. 

A próxima parada da iniciativa será o estado de Alagoas. A capital Maceió receberá uma vasta programação nos dias 7 e 8 de junho, no Centro de Inovação e Tecnologia, no bairro do Jaraguá. 

Comentários