Alagoana é aprovada no curso de Direito da Universidade de Coimbra em Portugal Maria Luiza Nogueira, de 18 anos, conquistou uma das 30 vagas disponíveis em lista para brasileiros.

Ascom / Escola Montessori

30 Maio 2022 - 10:59


Foto: Divulgação

Disputando uma das 30 vagas disponíveis em lista para brasileiros no curso de Direito, a estudante alagoana Maria Luiza Nogueira, de 18 anos, conquistou seu lugar na Universidade de Coimbra, em Portugal. Animada, Malu, como também é conhecida, se prepara para pousar em terras portuguesas no mês de agosto.

A estudante, que começou e concluiu os estudos no Colégio Maria Montessori, no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió, contou que sempre sonhou em cursar Direito e fez a prova do Exame Nacional do Ensino (ENEM), com foco em diversas universidades.

“Eu me preparei no Montessori para fazer o ENEM. E, depois, eu descobri que poderia passar em Coimbra após fazer o ENEM. Com a minha mãe, eu comecei a pesquisar sobre o assunto e vi que as vagas estavam abertas”, relatou Malu.

Com o resultado do ENEM em mãos, a estudante decidiu se inscrever e aguardar o resultado de duas listas, que, segundo Maria Luiza, contemplam, em cada uma delas, 30 alunos brasileiros que desejam fazer Direito, em Portugal.

“Eu fiz o ENEM e ‘bateu’ minha nota para lá [Universidade de Coimbra]. Coimbra tem um sistema diferente. Se entrar no site, é possível ver a forma como a nota é feita. A partir dos 124 pontos, você pode se inscrever e esperar ser chamado”, explicou.

Malu, que concluiu o Ensino Médio em 2021, também contou que, por ser uma das universidades mais concorridas, ocupando o 17º lugar entre as melhores instituições de ensino superior do mundo, não esperava ser aprovada e chegou a pensar em desistir.

“Eu não esperava passar. Fiquei esperando pela lista e fiquei pensando: ‘Quem vai desistir de ir para Portugal? Ninguém’. Então, em um certo dia, eu estava mexendo no celular e, quando entrei no e-mail, vi uma mensagem de dois dias atrás, dizendo: ‘Parabéns, você passou na Universidade de Coimbra’”, disse a estudante.

Para realizar o sonho de estudar Direito em uma das melhores universidades do mundo, Maria Luiza contou que se preparou somente com a metodologia de ensino aplicada no Colégio Maria Montessori. Para ela, a escola em que estudou desde criança teve uma importância fundamental para a sua conquista.

“O Montessori tem muita importância na minha vida. Foi meu primeiro Colégio, onde eu estudei por 16 anos. Toda a minha parte educacional, e de convivência com outras pessoas, foi tudo o Colégio Maria Montessori. O Montessori é basicamente a minha segunda casa”, concluiu Malu.

A Universidade de Coimbra, em Portugal, tem 700 anos de história, possibilitando a convivência de estudantes com idiomas e culturas de mais de cem nacionalidades. A universidade recebe brasileiros, por meio do ENEM, desde 2014, quando foi promulgado o Decreto-Lei 36, pelo governo de Portugal.

Comentários