Alagoas irá investir recursos para qualificar a gestão do Sistema Único de Saúde. A verba em torno de R$ 746.166,80 foi enviado pelo Ministério da Saúde (MS) e irá fortalecer as ações de apoio, capacitação das gestões municipais e o fortalecimento das regiões de saúde. Ao todo, o ministério liberou para todo Brasil R$ 28,5 milhões.
A verba é liberada todos os anos pelo Ministério da Saúde (MS), segundo informou o assessor técnico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Joelington Medeiros. Ele ressaltou que os recursos devem ser investidos na profissionalização da gestão do SUS e a consolidação da regionalização da saúde, como prevê o decreto 7508/1.
Em Alagoas, Medeiros afirmou que os técnicos estão discutindo e aprimorando os dispositivos a serem implantados em suas regiões. Ele disse que no Estado há grupos formados discutindo cada questão, que possibilitará capacitação, sensibilização, estudos científicos e outros procedimentos.
A verba liberada pelo Ministério da Saúde também irá fortalecer o processo de planejamento regional integrado e as ações de Ouvidoria, Auditoria e Gestão Participativa. “Servirá também para o desenvolvimento de ações de apoio e capacitação das novas gestões municipais e conselhos municipais de saúde, bem como, para fortalecer as políticas de promoção da equidade, por meio da criação de comitês técnicos”, informou Joelington.
Fonte: Ascom / Saúde