Compartilhar a água de forma estratégica e equilibrada, para que nenhuma localidade fique totalmente desabastecida: esse tem sido o esforço conjunto entre a concessionária Águas do Sertão e a Casal para gerenciar com mais eficiência o baixo volume de água disponível atualmente na região da Bacia Leiteira, no Sertão e no Agreste de Alagoas.
Para que a população possa acompanhar o processo e se programar, as empresas já tornaram públicos os cronogramas de abastecimento alternado previstos para o mês de fevereiro. As planilhas detalhadas (sujeitas a alterações) podem ser acessadas pelo endereço eletrônico https://aguasdosertao.com/empresa/agua-esgoto/cronogramas-de-abastecimento.
Ao todo, 25 cidades fazem parte da programação, divididas em quatro regiões:
Palmeira dos Índios (incluindo Igaci, Quebrangulo e Cacimbinhas); Santana do Ipanema (incluindo Dois Riachos, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco e Olivença); São José da Tapera (incluindo Pão de Açúcar, Monteirópolis, Palestina, Belo Monte, Jaramataia, Carneiros e Senador Rui Palmeira) e Delmiro Gouveia (incluindo Pariconha, Água Branca, Mata Grande,Inhapi, Olho D’Água do Casado e Piranhas.
“O rodízio de abastecimento nessas regiões é um recurso que já era utilizado há anos pela Casal e que segue necessário até que as melhorias e investimentos programados sejam concluídos ao longo dos próximos anos”, afirma Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão. “Até lá, nossas equipes estão em constante esforço para gerir da forma mais eficiente possível o atual volume de água, revisando mensalmente a programação e deixando-a acessível para que a população possa se preparar para os dias em que as manobras de distribuição estiverem direcionadas a outras localidades”, completa. No contrato de concessão firmado com o governo de Alagoas, a Casal segue responsável pela captação e tratamento da água, enquanto a Águas do Sertão cuida da distribuição e comercialização.
A concessionária reforça o apelo para o uso consciente da água pelas comunidades. A efetividade do plano depende fortemente da colaboração dos cidadãos em economizar água e em reportar problemas como vazamentos e fraudes, o que pode ser facilmente feito por meio do número gratuito 0800 000 2122, tanto para ligações quanto para mensagens via WhatsApp, pelo novo aplicativo da concessionária, disponível para Android e IOS, ou pelo site www.aguasdosertao.com.