Agripa participa do 2º Seminário em Educação Ambiental do Programa Lagoa Viva

12 abr 2015 - 03:30


Foto: Assessoria Agripa

Foto: Assessoria Agripa

Nesta sexta-feira (10), a Associação Guardiões do Rio Ipanema – AGRIPA, participou do II Seminário em Educação Ambiental do Programa Lagoa Viva. Um programa de educação ambiental, promovido pela Prefeitura de Santana do Ipanema, através da Secretaria Municipal de Educação.

O evento, que iniciou as 10h e se estendeu até as 13h, aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica Iracema Salgueiro, localizada à Rua Martins Vieira, Monumento, em Santana do Ipanema.O objetivo principal foi: apresentar as principais ações em Educação Ambiental no Município, e discutir o tema “Escolas como Espaços Educadores Sustentáveis”.

Iniciado os trabalhos, a mesa foi formada com a participação do prefeito Mário Silva, do coordenador estadual do Instituto Lagoa Viva, Fábio Weber, da coordenadora pedagógica geral, Maria Aparecida, representando a secretaria municipal de Educação, do diretor municipal de Meio Ambiente, Manoel Messias, do professor Fábio Campos, representando a Escola de Educação Básica Senhora Santana, bem como a Agripa, do coordenador do programa Mais Educação, Sidneycley Luiz Bezerra, das coordenadoras do programa Lagoa Viva em Santana do Ipanema, professoras Evaneide Medeiros Alécio e Maria das Graças Wanderlei e da diretora da Escola de Educação Básica,  Sônia Básica, professora Arlete.

Foto: Assessoria Agripa

Foto: Assessoria Agripa

A última apresentação ficou a cargo da Agripa. O presidente da entidade, Ariselmo de Melo, mostrou, através de vídeo um resumo do trabalho desempenhado pelos guardiões em defesa do Ipanema, bem como falou da história e das ações de pouco mais de um ano e meio de existência do grupo.

Durante o evento, a professora Edilma Gomes, falou em nome da Escola Iracema Salgueiro. Ela que também é membro da Agripa, e disse da satisfação de estar morando em Santana do Ipanema há pouco mais de um ano, já que é natural da cidade de Palmeira dos Índios. “Estou aqui há pouco tempo, mas já me apaixonei pela cidade, tanto que vim morar aqui. Sou grata em fazer parte desta entidade [Agrupa]”, ressaltou a professora e ambientalista.

Edilma, apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido por alunos do Ensino Fundamental I, daquela escola, onde pneus usados tem sido aproveitados para plantio de hortas, que acabam sendo consumidas na própria escola.

Foto: Assessoria Agripa

Foto: Assessoria Agripa

Em seguida o guardião, Sérgio Campos, falou da importância do hino da Agripa, o Xote dos Guardiões, uma composição do cantor, compositor e também guardião, Cícero Ferreira “Ferreirinha”. “Além da beleza da melodia, o hino conta a interessante história da importância do rio Ipanema para nossa cidade”, disse Campos.

Para encerrar de forma brilhante e animada o evento, os guardiões-artistas, Manoel Messias e Ferreirinha apresentaram ao público, que acompanhou com palmas, suas composições voltadas ao meio ambiente. Ferreirinha cantou o “Xote dos Guardiões”, enquanto Manoel Messias cantou “Água: Vida que dá Vida”.

Assessoria Agripa

Notícias Relacionadas:

Comentários