Agricultores protestam e recebem apoio do prefeito Mário Silva sobre distribuição de sementes em Santana do Ipanema

07 Maio 2013 - 17:57


Governo de Alagoas distribui 1∕2 Kg de sementes para pequenos agricultores sertanejos, que protestam, muna das piores secas dos últimos 50 anos

mario

O dito popular: “cavalo dado não se olha os dentes”, parece não se encaixar na situação de alguns agricultores do Sertão de Alagoas. Isso porque, após receberem uma “ajuda”, do Governo do Estado, na última terça-feira (30/04), na chamada distribuição de sementes, pequenos produtores sertanejos decidiram protestar em relação à quantidade entregue, chamada por eles de “migalhas”.

O protesto aconteceu durante uma reunião nesta terça-feira (07/05) entre os presidentes de Associações Comunitárias Rurais de Santana do Ipanema e o prefeito do município, Mário Silva (PV).

De acordo com os pequenos agricultores, “o Governo do Estado veio a Santana do Ipanema anunciar a distribuição das sementes para os produtores e disse que a quantidade seria suficiente para o plantio. No entanto, o que foi amplamente divulgado pela imprensa não condiz com a realidade”, disseram os presidentes comunitários ao prefeito Mário Silva.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura de Santana do Ipanema, foram disponibilizadas 6.600 kg de sementes, de feijão, milho e sorgo para silagem, entretanto, o número é menos da metade do que foi disponibilizado no ano passado, que foi 12.500 kg de sementes.

Das 63 associações no município, cada uma acabou recebendo pouco mais de 30 kg, de sementes, sendo que cada associação tem um número que varia de 50 até 150 associados.

“Quando foi distribuído com os associados, cada um acabou recebendo cerca de meio quilo de sementes. Pior ainda, teve associação que, devido a grande quantidade de participantes, acabou recebendo menos que isso”, relatou o secretário municipal de agricultura, Luiz Carlos.

O prefeito Mário Silva, acabou apoiando a reivindicação dos produtores e relatou que já reclamou junto ao Governo do Estado. ”Eu estive com o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho, na cidade de Pão de Açúcar, no último sábado (04/05), e demonstrei minha indignação em relação a este assunto. Ele disse que iria analisar a questão e daria um retorno, porém, hoje já é terça-feira (06) e nenhuma resposta foi dada”, salientou o prefeito.

Mário Silva também destacou: “é uma vergonha distribuir meio quilo de sementes para um pequeno produtor, principalmente num momento de longa estiagem em que estamos vivendo.”

Os agricultores decidiram que não vão receber essa quantidade de sementes, enquanto o Estado não atender ao pedido do município integralmente.

As lideranças comunitárias ainda decidiram que: se até a próxima segunda-feira (13/05) não houver uma resposta à solicitação, irão fazer uma manifestação contra o descaso da Secretaria de Estado da Agricultura e o atual Governo. O prefeito Mário Silva já respondeu que dará total apoio.

Por redação 

Notícias Relacionadas:

Comentários