Eles farão parte do Programa de Avicultura Familiar Sustentável de Alagoas (PAF), que incentiva a produção de galinha caipira e ovos como fonte de renda
Cerca de 50 agricultores de Santana do Ipanema, no Sertão, recebem, nesta quinta-feira (28), 60 pintinhos e 100 quilos de ração cada um. A ação faz parte do Programa de Avicultura Familiar Sustentável de Alagoas (PAF), coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Ao todo, 3 mil aves serão entregues aos agricultores do município, que também terão assistência técnica específica pelo programa.
“Nosso objetivo, com apoio do governador Teotonio Vilela, é dar a essas famílias, que já vivem no campo, mais uma oportunidade para geração de renda. Já está comprovado que a produção de galinha caipira e ovos é uma alternativa para melhoria de vida da família, pois são produtos com venda garantida para a alimentação escolar do município”, explicou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.
A ação faz parte dos projetos do Alagoas Tem Pressa, e será realizada na sede da Associação dos Avicultores, em Santana do Ipanema, a partir das 8h30. As aves serão repassadas a agricultores familiares já cadastrados.
Em todo o Estado, o PAF deverá incluir mil produtores familiares em 14 municípios. Para isso, a cada mês a Seagri vai receber novos lotes de pintinhos e de ração, já adquiridos. Cada produtor receberá 60 aves, sendo 30 de corte e 30 para postura. Após 90 dias, recebe mais 40 aves de corte, além de ração.
Para começar a atividade, os agricultores terão prioridade para vender ovos e frango abatido ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em seu município. Além da Seagri, são parceiros do PAF a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (Ictal) e o Sebrae/AL.
Agência Alagoas