Com a justificativa de “usar a linguagem da internet”, a Agência de Notícias do Senado, através da Fanpage Alô Senado, divulgou nesta semana uma postagem usando o chamado “meme” para ilustrar uma campanha contra a distribuição de informações inverídicas. A imagem usada trata-se de uma cena do desenho da DC Comics, Batman, onde o personagem principal dá um tapa na cara de seu parceiro de aventuras, o Robin.
A ilustração rapidamente gerou repercussão, atraindo comentários tanto a favor, quanto contra por parte dos internautas. Um exemplo foi a usuária Viviane Aranha que se mostrou favorável a iniciativa. “Agora cabe à nós, que acompanhamos a FanPage compartilharmos com nossos amigos”, disse ela.
Outra navegante também viu como positiva a ação. Virginia Stefanello disse: “Acho que a imagem fez um bom trabalho em chamar a atenção para o que importa, acredito ser bem adequada. O senado para se comunicar com os cidadãos tem que falar a língua deles, não o “juridiquês” que nunca serviu de nada pro povo”, concluiu.
Apesar do “bom motivo”, houve também quem questionasse a abordagem e até citaram uma possível apologia à violência. Foi o caso de Horacio Figueiredo, que indicou como lamentável a foto com tapa na cara, principalmente depois de aprovar a lei da palmada. “Que bola fora”, disse ele.
A cearense Lili Batisa também subiu o tom da crítica e não gostou do “meme”. “Sugiro que não utilizem essa animação dos personagens, pois denota assédio moral e violência! Não é politicamente correto”, escreveu a internauta.
Interação com o público
A fim de responder as críticas e elogios, a equipe de comunicação da Agência de Notícias do Senado de prontidão explicava e se comunicava com boa parte dos comentaristas. Para a assessoria, o uso do “meme” do Batman e Robin foi objeto de intensos debates da equipe de mídias sociais.
“Optamos por usá-lo por ser adequado a linguagem da rede e ser um meme muito popular na internet em vários países e línguas, sempre com objetivo de ‘chamar a pessoa para a realidade’. Grande parte dos internautas já está habituada ao significado da imagem. Acreditamos que serve ao propósito de convidar as pessoas a verificarem as fontes de informação antes de compartilhá-la”, concluiu a equipe de comunicação.
Até o final do fechamento desta matéria, a postagem já tinha quase 15 mil compartilhamentos. Para conferir a postagem inusitada CLIQUE AQUI e confira na página do Alô Senado, no Facebook.
Da Redação